Abadá Capoeira realiza festival

Encontro reunirá batizado, troca de cordas, alunos e mestres capoeiristas de Angra e região

19 de setembro de 2013
O grupo Abadá Capoeira, um dos mais tradicionais de Angra dos Reis e bastante reconhecido pelo trabalho social que desenvolve na cidade, estará promovendo neste final de semana - de 20 a 22 - o Festival da Arte Capoeira, Batizado e Troca de Cordas 2013.

O encontro é realizado há vários anos e tem os objetivos de integrar os alunos, elevar o nível técnico, aprendizado, incentivar novos alunos à prática da cultura da capoeira, contribuir para autoestima dos alunos, favorecer e enriquecer a cultura popular brasileira, despertar interesse da população para a atividade, fomentar o sentido de comunidade estimulando o convívio com outras pessoas, a cooperação, a lealdade, a cortesia e o respeito mútuo.

Outros objetivos importantes a serem alcançados são propiciar um intercâmbio entre capoeiristas de outras cidades e estados com as atividades desenvolvidas e movimentar a economia da cidade, uma vez que são esperados mais de 300 capoeiristas e suas famílias.

O evento, que tem apoio da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), será realizado nos dias 20, 21 e 22 de setembro com curso de ritmo com o instrutor Boa Voz, na Casa Larangeiras, e no dia 21, às 14h, tem batizado e troca de cordas no Ceav.

Ainda constam na programação apresentações de capoeira, maculelê, puxada de rede, brincadeiras com as crianças, samba de roda e aulão com todos os capoeiristas presentes. A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode participar.

BATIZADO E TROCA DE CORDAS

O batizado e troca de cordas é uma cerimônia em que o aluno joga com o mestre, mestrando, professor ou instrutor e, nesta ocasião, recebe uma corda de graduação. A cor da corda expressa o estágio conquistado. Como tradição, nesta ocasião, o aluno recebe um apelido pelo qual passa a ser reconhecido nas rodas e treinamentos.