Mtur cria Sistema Nacional de Registro de Hóspedes

Hotéis e pousadas devem se cadastrar

19 de junho de 2013
Hotéis e pousadas de Angra dos Reis devem adotar, a partir de primeiro de julho, o novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos), do Ministério do Turismo (Mtur). O sistema online já foi disponibilizado para as cidades-sede da Copa das Confederações 2013 e para as que sediarão os jogos da Copa de 2014. Os demais municípios brasileiros devem começar a aderir ao sistema em 1º de julho de 2013.

A declaração da movimentação diária de hóspedes no Brasil é obrigatória, de acordo com a Lei do Turismo. Para aderir ao sistema, é necessário que o meio de hospedagem esteja registrado no Cadastur.

O SNRHos vai armazenar, em meio eletrônico, as fichas preenchidas pelos hóspedes no check-in. O objetivo é modernizar e tornar mais eficiente o levantamento de estatísticas sobre o turismo no País.

As empresas podem escolher a ferramenta de transmissão de dados: online, quando a atualização é feita em tempo real; e offline, por meio de um programa de computador para registro e inserção das informações.

O Sistema Nacional de Registro de Hóspedes foi criado pelo MTur para informatizar a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH){, facilitando o envio, pelos meios de hospedagem, das informações exigidas pela Lei 11.771/2008 e Decreto 7.381/2010, permitindo que o governo federal realize o tratamento dessas informações identificando o perfil do turista e as taxas de ocupação hoteleira de cada região, possibilitando a melhoria da elaboração de políticas públicas direcionadas ao setor turístico. Mais informações pelo www.hospedagem.turismo.gov.br.

SOBRE O CADASTUR

CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos cadastrados.