Microcrédito para mulheres
Programa de fomento aos pequenos negócios e inclusão social é apresentado a entidades representativas

A Prefeitura de Angra realizou nessa quarta-feira, dia 17, um encontro entre o Fórum de Mulheres do município e representantes do recém-inaugurado Microcrédito Angra dos Reis. A reunião teve como objetivo apresentar o programa para as representantes das diversas entidades que compõem o fórum. A iniciativa faz parte da proposta da prefeita Conceição Rabha de ampliar os canais de comunicação entre a prefeitura e as mulheres do município e de incentivo a políticas voltadas para o apoio e valorização das mulheres, compromisso assumido durante a campanha.
– Estamos fazendo a nossa contribuição para incentivar a geração de renda e para que elas conheçam como se dá o acesso ao crédito – disse Neusa Nardeli, coordenadora de Políticas Publicas para as mulheres no município.
Inaugurado no mês passado, o Microcrédito Angra dos Reis é uma parceria da Prefeitura de Angra com a Caixa. Uma ferramenta importante para incentivar o empreendedorismo e estimular o crescimento de profissionais do setor comercial e de serviços no município. O programa, coordenado pela Secretaria de Atividades Econômicas, é voltado para trabalhadores autônomos, formais e informais, e possibilita a concessão de crédito com juros abaixo do mercado para que eles possam investir no crescimento de seus negócios. A sede do Microcrédito Angra dos Reis funciona no primeiro andar da Secretaria de Atividades Econômicas, na rua Júlio Maria, Nº 104, sala 202. O telefone é 3377-4202 ou 3377-5817.
O Fórum das Mulheres é formado por representantes do setor público e da sociedade civil em geral. Fazem parte do fórum a Prefeitura de Angra, a Câmara Municipal, além de entidades e ONGs como a OAB, a Associação Feminina de Angra dos Reis (Afar), a Associação de Mulheres da Indústria Naval (Amin) etc. O fórum tem como função discutir temas pertinentes à participação das mulheres na sociedade.
Além dos representantes da Secretaria de Atividades Econômicas, participaram do encontro representantes de entidades como o Clube de Mães, Orar, Pastoral da Mulher, Economia Solidária, Fundação Leão XIII, dentre outras. As participantes conheceram os detalhes sobre como o programa funciona e de que maneira ele pode ajudar a fomentar suas atividades econômicas e fazer suas iniciativas empreendedoras se desenvolverem. Para a coordenadora, o encontro superou as expectativas e um ponto positivo é que as mulheres que participaram irão agora atuar como multiplicadoras do que foi discutido no encontro.
– Fiquei muito feliz e satisfeita com o resultado dessa reunião. As participantes souberam se organizar e irão discutir com outras mulheres, em suas comunidades, as vantagens do microcrédito e as formas de fomento de seus negócios – explicou Neusa.
A iniciativa de apresentar o microcrédito para o Fórum de Mulheres foi coordenada pelo Gabinete da Prefeitura, e a prefeita Conceição Rabha tem acompanhado de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido junto ao fórum e as entidades representativas das mulheres no município.
No dia 27 deste mês, a prefeita Conceição e a coordenadora Neusa Nardeli irão receber a subsecretária de Políticas para as Mulheres, do governo do estado, Ângela Fontes, e a deputada estadual Inês Pandeló para discutir políticas públicas do segmento e como elas serão coordenadas dentro da estrutura administrativa da prefeitura.