Ação de ordenamento em desembarque no Abraão

Cerca de 3.500 turistas desembarcaram na Ilha Grande

19 de março de 2013

A equipe da TurisAngra esteve na Vila do Abraão, Ilha Grande, no último sábado, 16, para acompanhar o desembarque de cerca de 3.500 cruzeiristas argentinos do navio Costa Serena. A parada, de apenas quatro horas, começou às oito da manhã.

Em paralelo a este trabalho, a Fundação de Turismo de Angra dos Reis promoveu uma ação de ordenamento no cais do Abraão, que resultou em multas e apreensões.

- A Vila do Abraão tem um perfil predominantemente turístico, o que facilita o atendimento aos visitantes, já que eles não precisam se deslocar para ir a uma praia, como acontece no Centro de Angra. Além disto, o comércio da Vila é bastante focado no atendimento ao turista - detalhou Kaká, que já estuda algumas melhorias que deverão ser implementadas na Estação do Abraão.

A TurisAngra pretende otimizar as operações de embarque e desembarque no cais e ampliar a estrutura na Ilha Grande. A estação, segundo Kaká, está sub-dimensionada e a área coberta é insuficiente para as operações do dia a dia, sendo que a situação fica ainda mais complicada em horários de pico, como os da saída de saveiros. - O ideal seria termos uma equipe de fiscalização permanente na Ilha Grande - explicou o presidente da TurisAngra.

Fundação irá promover reuniões com setores do turismo

O presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, aproveitou a ida à Ilha Grande para conversar com empresários e representantes de associações, como os da Cooperativa de Turismo, que apresentaram algumas questões relativas ao ordenamento e funcionamento do embarque e desembarque na Estação do Abraão.

- Em nossas conversas com setores do Trade Turístico ficou claro que alguns anseios de um grupo acabam conflitando com os de outro e chegar a um consenso sobre o que queremos para o turismo angrense é um dos maiores desafios nesta primeira etapa da nossa gestão. Precisamos buscar meios de formalizar quem já trabalha nesta área e profissionalizar estas pessoas. Somente assim conseguiremos desenvolver o setor de forma sustentável. Os Táxi Boats, por exemplo, são muito importantes para o turismo do Abraão, mas a forma como a que eles operam hoje merece ser revista - avaliou Kaká.

Após o feriado da Semana Santa, quando começa de fato a baixa temporada, a Fundação irá iniciar uma série de reuniões com os diferentes setores do Trade Turístico para apresentar projetos e definir as linhas de ação, que serão implementadas para desenvolver o turismo do município, focando principalmente na formalização dos diversos segmentos do setor.