Educação inicia curso para conselheiros

50 conselheiros escolares participam do primeiro curso de formação que terá duração de dois meses

18 de setembro de 2013
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, iniciou nesta quarta-feira, 18, no Espaço Cultural Eletronuclear, o Curso de Formação para Conselheiros Escolares.

Toda a formação será ministrada pelo MEC e tem como tutora a professora e coordenadora dos Conselhos de Escola da Secretaria e Educação, Marta Sabino. A carga horária será de 40h, sendo 28h distância e 12h presenciais, divididas em três encontros e com uma duração de dois meses. Segundo a tutora, essa é a primeira turma de conselheiros a fazer essa formação. Em novembro, o curso será aplicado à segunda turma de conselheiros.

O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem o propósito de atender à demanda social, de qualificar a atuação dos conselheiros escolares e fomentar a criação de novos conselhos com base no princípio constitucional da gestão democrática do ensino público.

O Conselho Escolar é um órgão colegiado composto por representantes das comunidades escolares e tem por atribuição deliberar sobre questões pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito escolar.

A secretária de Educação, Cláudia Nogueira, diz que esse curso faz parte da proposta de trabalho da Secretaria de Educação e se identifica com um de seus princípios, que é o da gestão democrática.

- Este curso de formação é também para que os conselheiros conheçam a legislação e a função do conselho dentro da escola. A gestão democrática, que é um de nossos princípios, é muito mais que eleger diretores, é fazer com que a escola divida suas obrigações com o conselho escolar. Desta forma, todos estão dentro da escola: alunos, professores, funcionários e pais. Todos vão ajudar, nas ações a serem empreendidas, através de seus representantes. Isso sim é gestão democrática - afirma Cláudia.