Finalizada capacitação de agentes de trânsito

Cerimônia contou com a participação de familiares dos funcionários

18 de maio de 2013

A cerimônia de encerramento do Curso de Formação de Agentes de Trânsito aconteceu em clima de festa e comemoração, na tarde de quinta-feira, dia 16, no auditório da Defesa Civil. Alguns agentes de trânsito levaram suas famílias, que assistiram a apresentação do Teatrânsito, um teatro de bonecos que diverte e ensina.

A capacitação durou duas semanas e fez parte do Plano Estratégico de Capacitação de Agentes de Trânsito (Pecat). Uma realização da Prefeitura de Angra dos Reis, através da Superintendência de Transporte e Trânsito, sob a supervisão do superintendente Hele Serafim.

O curso foi dividido em duas turmas. Uma foi capacitada em maio, com cerca de 20 agentes, e outra será em setembro. Essa é a primeira etapa de um nivelamento previsto para dois anos.

Segundo o superintendente de Trânsito, o objetivo do curso tem sido alcançado e o resultado já está aparecendo.

- Conseguimos criar um conceito profissional ao grupo. Os agentes de trânsito deixarão de simplesmente aplicar multas e agora buscam educar os motoristas. O objetivo é fazer com que esses homens, que ficam nas ruas, tratem com mais respeito ainda a população - afirmou Hele.

Para o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), da Secretaria de Estado da Casa Civil, Antônio Sérgio Damasceno, o clima em Angra é de dedicação.

- Aqui eu vi um ideal de amor. Vocês mostraram que trabalham em conjunto, em parceria e com dedicação. Mostraram também que são capazes de ser referência para a população. Não somente quando estão de uniforme, trabalhando, mas principalmente, em época de folga, sem o uniforme. Vocês têm que ser o exemplo - disse Antônio.

O vice-prefeito Leandro Silva, presente a cerimônia de encerramento, lembrou que o curso vem ao encontro do desejo da prefeita Conceição Rabha de valorizar o servidor.

- O governo está dando passos largos na direção da valorização do servidor com esses cursos capacitação. Precisamos valorizar e capacitar nossos funcionários, para que eles sirvam a população com qualidade - afirmou o vice-prefeito.

Leandro Silva também elogiou o programa de educação infantil Teatrânsito.

- É uma iniciativa louvável desses profissionais em ensinar aos pequenos a educação no trânsito. Eles são os melhores fiscais que poderíamos ter. Vão transmitir aos pais com a sabedoria de um adulto, tudo o que aprendem nessa palestra - disse Leandro.

O Teatrânsito é um teatro de fantoche, que ensina às crianças sobre leis de trânsito de uma forma leve e divertida. A apresentação é feita por um agente de trânsito, que conversa com as crianças, faz perguntas sobre o tema abordado, visando ensinar brincando.