Angra recebeu Praça da Ciência Itinerante

Centro Itinerante visa facilitar o aprendizado científico de alunos da rede pública

18 de maio de 2013
A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, recebeu entre os dias 16 e 17 de maio o Projeto Praça da Ciência Itinerante, que foi criado em 1994 e é coordenado pela Fundação Centro de Ciência e Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ).

O projeto é um centro itinerante de ciência e cultura, com o objetivo de facilitar a reflexão e o acesso ao saber científico através da prática de formas de participação, experimentação e criação.

Segundo a coordenadora do Projeto Praça da Ciência Itinerante, Oneida Enne, a iniciativa visa ajudar o professor no seu desempenho dentro das salas de aula, mostrando como eles podem tornar as salas de aula muito mais interessantes.

- O objetivo do nosso trabalho é ajudar os professores da rede pública a desenvolver um trabalho nas salas de aula que seja interessante para os alunos. Isso é o que chamamos de ´facilitação de aprendizagem´. Mostrar aos estudantes que a ciência está no dia a dia, que não é complicado e pode ser ensinado de forma mais agradável e lúdica - explica.

Para o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wellington Pereira, a idéia do projeto é incentivar o professor da rede a realizar essas atividades nas escolas, mostrando que é possível realizar experimentos com materiais de fácil aquisição.

- Esse é o primeiro curso de formação oferecido pela Gerência de Ciência, Tecnologia e Inovação e o interessante dessas oficinas é mostrar para o professor a possibilidade de realizar experimentos simples com materiais de fácil aquisição e que podem ser aplicados facilmente nas salas de aula - destaca ele.

Foram realizadas oficinas de Biologia, Física, Geologia, Matemática, Química e Artes, onde os professores adquiriram embasamento teórico, praticaram experimentos, manusearam e construíram seu próprio material didático. Além de interagirem com kits experimentais, jogos, atividades informativas e desafiantes.