Instituto Portinari traz exposição para Angra

Réplicas de "O Brasil de Portinari" estarão abertas ao público no Centro Cultural Theóphilo Massad

17 de setembro de 2013
A Fundação Cultual de Angra (Cultuar), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Portinari, recebem no próximo dia 18 de setembro, a partir das 18h, a exposição "O Brasil de Portinari". O projeto itinerante é feito em parceria com a Casa da Ciência e com o patrocínio da empresa Queiroz Galvão. A mostra pode ser apreciada no Centro Cultural Theóphilo Massad até dia 30 de outubro.

Com foco na democratização da acessibilidade à obra do artista Candido Portinari, "O Brasil de Portinari" propõe a apresentação de uma série de réplicas de obras de Candido Portinari, como forma de promover ações que integrem educação e cultura na valorização da identidade brasileira.

A exposição é composta por 27 réplicas. As reproduções e sua seleção foram construídas a partir do universo das 5 mil obras realizadas pelo artista. Esta exposição mostra um amplo leque de temas que retratam a alma brasileira e a saga de uma nação.

O Centro Cultural estará recebendo, durante o período da exposição agendamentos para visitas guiadas. Os interessados devem ligar para o número 3367-1055. O espaço está aberto à visitação de quarta a domingo, das 15h às 21h, e o atendimento para grupos agendados será das 9h às 18h.

SOBRE CÂNDIDO PORTINARI

Portinari foi um artista plástico brasileiro que pintou quase cinco mil obras, de pequenos esboços e pinturas de tamanho padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, entregues de presente à sede da ONU em Nova Iorque, em 1956. Portinari retratou o Brasil com uma visão que combinava amor, admiração e crítica social e até hoje é considerado um dos artistas mais prestigiados do país e o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.