Cultuar e Ampla realizarão oficinas de artesanato

Projeto prevê oficinas para capacitação e apresentação de novas técnicas para os artesãos do município

17 de junho de 2013
A Fundação Cultural de Angra (Cultuar), em parceria com a concessionária Ampla, realizará o projeto "Consciência Ampla com Arte", que vai oferecer oficinas para gestão e produção cultural, técnicas de desenho, pintura e escultura para o município. Os interessados deverão se inscrever na Casa Larangeiras (localizada na praça Zumbi dos Palmares, Centro) e Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis (Rua do Comércio esquina com av. Raul Pompeia, Centro).

As oficinas serão gratuitas e realizadas entre os dias 24 a 26 de junho, oferecendo 50 vagas. As aulas acontecerão na Casa Larangeiras, sempre das 14h às 18h. As inscrições ficam abertas entre esta segunda-feira, dia 17, e o próximo domingo, dia 23.

Para a realização do projeto, a Ampla firmou parceria com o artista plástico Alexandre Rosalino, especialista em arte popular, que já expôs seus trabalhos em vários países. O artista vem disseminando seus conhecimentos a alunos de escolas públicas e artistas/artesãos locais de 11 cidades da área de concessão da empresa de energia.

O projeto, inédito na região Costa Verde, chega a Angra por meio da Direção Cultural da Cultuar, que apostou na contrapartidas sociais da concessionária de energia para o fomento das artes em Angra.

- Acreditamos que esta iniciativa possa ajudar no aperfeiçoamento do trabalho dos profissionais e ajudar a quem pretende entrar nesse ramo de atuação, aprofundando o conhecimento com as técnicas - disse Bruno Marques, diretor cultural da Cultuar.

Tendo como principal objetivo revelar os talentos artísticos e reforçar o conceito de consumo consciente e uso sustentável dos recursos naturais, o projeto prevê, em longo prazo, fomentar o conhecimento para que os participantes se tornem empreendedores culturais. No final das oficinas, o trabalho produzido pelos alunos resultará em uma exposição de artes plásticas, e os quarto melhores alunos serão multiplicadores do projeto, dando prosseguimento às ações após a saída da equipe da cidade. Durante seis meses, os multiplicadores receberão uma bolsa no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).

Criado em 2004, o "Consciência Ampla com Arte" faz parte da plataforma Consciência Ampla, da concessionária, e, através de oficinas para produção artesanal de papel reciclado, cartonagem e aproveitamento de jornal, proporciona uma forma de trabalho remunerado com gestão organizada. Além do artista plástico Alexandre Rosalino, o projeto conta com a ajuda da ONG Casa Amarela e, desde 2005, mais de 50 mil pessoas já foram beneficiadas.