Café da manhã abre a Festa do Divino

A programação da Festa do Divino seguirá durante todo o final de semana

17 de maio de 2013
Nem a chuva e o frio da manhã desta sexta-feira, 17, desanimaram o primeiro evento da Festa do Divino. Dezenas de pessoas, animadas pela Banda Jardim Sarmento, participaram do café da manhã oferecido pelo Menino Imperador Vítor Paulino Ferreira e sua família no Condomínio do Carmo. A prefeita Conceição Rabha, o diretor-executivo da Fundação Cultural de Angra do Reis (Cultuar), Fabrício Lopes, outras autoridades, parentes, amigos e membros da comunidade católica da Paróquia Nossa Senhora da Conceição participaram do café.

A prefeita Conceição Rabha falou sobre a importância da festa para a cidade.

- A Festa do Divino é uma das nossas maiores riquezas culturais e temos que incentivar nossas crianças a conhecerem a história da festa e a participarem dos eventos, das bandas de música, das danças, para que esta tradição não se perca - finalizou a Prefeita.

O Menino Imperador acordou cedo para a maratona de atividades do dia de hoje. Ele afirmou estar descansado, mas nervoso.

- Descansei bastante, mas estou um pouco nervoso agora que chegou o dia da festa. Mas vai dar tudo certo - disse Vítor.

A secretária de Educação Cláudia Nogueira e o secretário de Pesca Júlio Magno também participaram do evento.

Seguindo a tradição, o Menino Imperador e seu séquito serão recebidos no Cais de Santa Luzia pela Prefeita Conceição Rabha e demais autoridades, pelos grupos de dança e pelo povo em geral. Em seguida libertará um preso na 166ª Delegacia Policial e depois seguirá em cortejo pelas ruas da centro cumprimentando a população. Ao meio dia o menino Imperador participa de um almoço ao lado do Convento do Carmo.

HOJE AINDA TEM DANÇAS FOLCLÓRICAS E DANÇA PORTUGUESA NA FESTA DO DIVINO

A programação da Festa do Divino prossegue hoje à noite com Missa de coroação de sua Majestade o Menino Imperador, às 19h30, na Igreja Matriz. Às 21h tem apresentação das danças folclóricas e do Grupo Etnográfico de Cantares e Dançares "João Ramalho de Lafões". Amanhã, 18, quem anima a noite é o Grupo Folclórico Guerra Junqueiro da Casa Trás-os-Montes de Alto Doro, às 21h, e logo após tem Fados e Guitarradas com Çiça Marinho e Trio Ricardo Araújo. No domingo, às 20h, que se apresentará é o Grupo Folclórico Fausto Neves da Casa de Espinho. As apresentações musicais e as danças folclóricas acontecerão no império montado no Largo do Carmo.

Segue abaixo a programação completa da festa:

- Sexta-feira - 17/05
19h30 - Missa na Igreja da Matriz e cortejo imperial
21h - João Ramalho de Lafões (Praça do Carmo)

- Sábado - 18/05
10h - Celebração das crianças da catequese
19h30 - Encerramento da novena
21h - Grupo Folclórico Guerra Junqueiro da Casa Trás-os-Montes e Alto Douro / Fados e Guitarradas, com Ciça Marinho e Trio Ricardo Araújo (Praça do Carmo)

- Domingo (19)
5h - Missa campal e café comunitário no Convento do Carmo
10h - Missa na Matriz / Visita do Menino Imperados ao Asilo São Vicente de Paula
16h - Procissão no Centro / Troca da coroa pelo chapéu do Menino Imperador, na Matriz
20h - Grupo Português Fausto Neves da Casa de Espinho e danças folclóricas (Praça do Carmo)