Desfile de blocos agita o Centro

Sururu Formado, Assombrosos do Cruzeiro e Nega Maluca fazem a festa no segundo dia de folia

17 de fevereiro de 2012

O Carnaval de Angra dos Reis tem diversão e alegria para todos os gostos. Nesta quinta-feira, dia 16, foi a vez dos blocos Nega Maluca, Assombrosos do Cruzeiro e Sururu Formado arrastarem milhares de pessoas pelas ruas do Centro, com muito axé, marchinhas, sambas enredos e outros ritmos. Até a terça-feira, dia 21, serão cerca de 40 blocos, no Centro e nos bairros de Angra. A Prefeitura de Angra e a Cultuar prepararam uma programação para empolgar angrenses e turistas. O Carnaval de Angra irá contar também com vários shows na Praia do Anil e em diversas localidades. Há ainda uma programação pós-carnaval, que inclui Os Paralamas do Sucesso, na sexta-feira, dia 24, e Gilberto Gil, no sábado, dia 25. Ambos na Praia do Anil. Há também estruturas montadas no Cais de Santa Luzia, no Centro, e na Vila do Abraão, na Ilha Grande. Ambas com shows e matinês. 


 Apesar de toda a animação, o falecimento de Chidonga na quarta-feira, dia 15, abalou as pessoas ligadas ao Carnaval da cidade. Todos os blocos lhe prestaram algum tipo de homenagem. Chidonga é um dos maiores ícones da história do Carnaval e do esporte em Angra dos Reis. Como mestre-sala, defendeu diversos blocos e escolas de samba. Como jogador de futebol, vestiu a camisa de vários clubes amadores.


 O primeiro a desfilar foi o Sururu Formado. Durante a concentração, acompanhada de muito churrasco na rua Moacyr de Paula Lobo, o bloco apresentou Jorginho Cabeleireiro como seu novo presidente. Jorginho já era presidente de honra e também um grande apoiador do bloco.


 – Temos um projeto para a partir do ano que vem colocar o Sururu Formado em um ponto mais alto, entre os grandes blocos de Angra – afirmou Jorginho, no alto do carro de som, antes de colocar para tocar uma versão samba do “Tema da vitória”, imortalizado por embalar as vitórias de Ayrton Senna. Mais uma das várias homenagens ao mestre Chidonga.


 O Sururu Formado fez seu desfile ao som de muito axé, com músicas de grandes artistas baianos, como Chiclete com Banana, Ivete Sangalo e Parangolé. O bloco fez das ruas do Centro uma grande micareta, e nem mesmo os pequenos problemas no som, que ocorreram em um trecho do percurso, esfriaram a animação do público. Outro ponto positivo para o Sururu é que desta vez não choveu, como aconteceu em diversos desfiles do bloco. O Sururu ornamentou seu carro de som com faixas coloridas que se estendiam sobre a multidão que o seguia, deixando a festa ainda mais bonita.


 Depois foi a vez dos Assombrosos do Cruzeiro, que iniciou seu desfile da Praça General Osório, e não da ladeira do Convento São Bernardino de Sena, como nos anos anteriores. O bloco manteve seu conceito de brincar com bonecos assustadores. Durante a concentração era grande o número de pessoas que queriam fotografar junto às muitas caveiras que o bloco levou para o desfile. A comissão de frente, formada por zumbis que fugiam de uma gaiola, fez muito sucesso com o público. Os Assombrosos contaram com uma ala de crianças vestidas de caveiras, mestre-sala e porta-bandeira e o apoio da bateria do bloco Paraty do Amanhã. O bloco desfilou ao som de grandes sambas enredo de escolas como Salgueiro, Ilha, Portela, Vila Isabel e Beija-Flor. 


 Para encerrar a noite, o bloco Nega Maluca, um dos mais tradicionais do Carnaval angrense, com 35 anos de folia. A agremiação partiu do São Bento e percorreu as ruas do Centro arrastando uma multidão formada por pessoas de todas as idades, muitas delas, como de costume, caracterizadas de nega maluca, com direito a peruca, máscara, óculos, roupas extravagantes, enchimentos e muita tinta preta. Um dos grandes baratos do bloco e identificar os amigos, que ficam quase irreconhecíveis com o figurino e maquiagem. O bloco embalou os foliões com suas tradicionais marchinhas, como “O teu cabelo não nega” e “Cachaça não é água”, mas também teve espaço para axé, MPB e sambas enredo. Um boneco gigante de nega maluca conduziu o bloco pelas ruas, em mais uma bela e animada noite de Carnaval.  


 A programação continua com muita animação para angrenses e visitantes e pode ser encontrada no site da prefeitura (www.angra.rj.gov.br). Uma novidade para este Carnaval é a criação de uma fan page, no Facebook, especialmente para o Carnaval de Angra. Os foliões podem mandar suas fotos do Carnaval para carnaval@angra.rj.gov.br e elas serão exibidas na página, que também traz informações sobre a folia e sua programação. O endereço é www.facebook.com/carnaval.angra. A ideia é aumentar a interação entre os foliões e os organizadores da festa.