Fusar aperfeiçoa profissionais de enfermagem
Curso de atualização em eletrocardiograma teve duas turmas

A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) realizou nos dias 11 e 17 de janeiro o curso “Atualização em eletrocardiograma”, para auxiliares de enfermagem e enfermeiros. Os objetivos foram “uniformizar e aperfeiçoar a técnica do eletrocardiograma para os participantes”, segundo o médico cardiologista Willer Brilhante, da Fusar.
As aulas foram dadas nas dependências da Subsecretaria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, no Centro e contaram com a presença de 25 funcionários.
O eletrocardiograma é um exame realizado para registrar a atividade do coração, através de impulsos elétricos. Estes são coletados por eletrodos colocados no corpo do paciente e enviados para o eletrocardiógrafo, que imprime os dados. Geralmente, segundo Willer, o tempo de duração do exame é de dez minutos. “Os resultados são enviados para a Fusar, são retirados e depois os laudos são feitos”, diz ele. Em média, uma semana depois do exame o paciente recebe o laudo com o resultado.
A Superintendente de Atenção Secundária da Fusar, Adriane Guides, afirma que é a primeira vez que o curso é oferecido. “Dependendo da abrangência dos profissionais envolvidos, poderemos realizar outros cursos”, diz.