Prefeitura de Angra promove ações do Dezembro Vermelho em diversos bairros
Programação contará com rodas de conversa, orientações e testagem rápida para ISTs
Campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o Dezembro Vermelho terá uma programação com atividades em diferentes bairros da cidade, promovida pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde e da coordenação da área técnica de IST/aids e hepatites virais. A iniciativa busca conscientizar a população, ampliar o acesso à informação e incentivar o diagnóstico precoce por meio da testagem rápida.
As ações começam na segunda-feira, 1º de dezembro, no CEM Centro, às 10h, e seguirão até o dia 16, passando por unidades dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e pelo Consultório na Rua da Secretaria de Saúde.
Em todos os locais, serão realizadas rodas de conversa, e os participantes vão receber orientações sobre prevenção. Também estarão disponíveis testes rápidos gratuitos, com total sigilo e acolhimento.
Confira o calendário:
2/12 (terça-feira) - CRAS Bracuí, às 9h.
05/12 (sexta-feira) - CRAS Centro, às 14h
9/12 (terça-feira) – Consultório da Rua Bracuí, às 9h
CRAS Frade, às 14h
16/12 (terça-feira) - CRAS Nova Angra, às 9h
A campanha
O Dezembro Vermelho é uma mobilização nacional instituída pela Lei Federal nº 13.504/2017, voltada para a conscientização sobre o HIV/Aids e outras ISTs. Reforça a importância da prevenção combinada, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, com foco no enfrentamento ao preconceito e à desinformação.
Os eventos promovem ainda um espaço de diálogo aberto com a comunidade, onde são discutidos temas como o uso do preservativo, a importância do acompanhamento médico, métodos de prevenção como a PEP (profilaxia pós-exposição) e a PrEP (profilaxia pré-exposição), entre outros assuntos relevantes para a saúde pública.