Cultuar oferece oficina de Teatro Cidadão

A arte como ferramenta de inclusão social

16 de agosto de 2013
O sucesso com as oficinas permanentes dos espaços culturais da cidade é tão grande que continuam abertas as inscrições para a oficina de Teatro Cidadão, ministrada pelo multiartista Zequinha Miguel. As aulas acontecem todas as quartas e quintas, das 17h às 19h e das 19h às 21h. Sempre no Centro Cultural Theóphilo Massad. As aulas, bem como as inscrições, são gratuitas. A oficina é para alunos a partir de 14 anos.

O Teatro Cidadão, técnica desenvolvida por Zequinha Miguel em Angra, aborda um importante conceito para a vida em sociedade, que vai além do conjunto de direitos e deveres dos indivíduos. A contribuição das pessoas ou grupos para o desenvolvimento de sua comunidade vem crescendo cada vez mais, reforçando o caráter participativo da cultura cidadã. Entre as mais expressivas ações de inclusão, o teatro representa uma importante ferramenta de transformação social através da arte, como comprovam várias iniciativas bem-sucedidas.

Um dos maiores exemplos do Teatro Cidadão é o grupo "Revolucena", que nos anos 80, conseguiu tombar, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Estadual do Patrimonio Artistico e Cultual (Inepac), diversos prédios históricos do nosso municipío. O grupo nasceu com uma filosofia de teatro da comunidade para a comunidade, a fim de dar acesso à cultura para quem nunca teve. Como na época não havia uma discussão acerca da responsabilidade social, o Revolucena foi pioneiro nessa questão. Apesar de ser um grupo amador, sempre manteve qualidade em suas produções, recebendo críticas muito positivas e prêmios da classe.

OUTRAS OFICINAS AINDA RECEBEM INSCRIÇÕES

As atividades da Casa Larangeiras continuam a todo vapor. Ainda há tempo para se inscrever para os cursos da Casa.

Na segundas, terças e quartas, das 9h30 às 11h30, a professora Rita de Cassia dá aulas de artesanato. São duas turmas ativas e a terceira turma está prestes a iniciar suas aulas.

Para quem gosta de esporte, às terças e sextas-feiras, das 17h às 19h, é a vez do mestre Abutre ocupar o salão da Casa Larangeiras com o grupo Senzala.

Já às quintas-feiras, das 8h às 11h; das 14h às 17h e das 18h às 21h, o multipercussionista angrense Jorge Moreno, mais conhecido como Etiópia, dá o curso de Percussão.

Para os músicos profissionais, aos sábados, das 9h30 às 11h30, acontece a oficina de Música Latina, com o maestro Moacir Saraiva.

AS CRIANÇAS NÃO FICAM ESQUECIDAS

Para as crianças de 8 a 14 anos interessadas em participar do Coral Infanto juvenil, essa é a hora. As aulas acontecem na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, quintas e sextas-feiras, das 19h às 20h30, sob a regência do Maestro Moacir Saraiva.