Cultuar, MinC e Funarte promovem oficina em Angra

Encontro servirá para divulgar e promover inscrições para o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais

16 de agosto de 2013
A Fundação Cultural de Angra (Cultuar), convida a todos os agentes culturais da cidade e região Costa Verde a oficina de capacitação para participar do edital "Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais". A oficina é promovida pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), com participação do Ministério da Cultura (MinC). O encontro será na sala de vídeo do Centro Cultural Theophilo Massad, na segunda-feira, 19, às 18h. Esse trabalho conta ainda com o apoio das coordenadorias da Juventude e da Mulher.

O trabalho será conduzido pela equipe do Centro de Artes Visuais da Funarte, responsável pela elaboração do edital. Segundo o presidente da Cultuar, Délcio José Bernardo, essa é uma ótima oportunidade para dirimir dúvidas e apresentar eventuais críticas e sugestões.

- A Cultuar dá um passo importante ao trazer essa discussão para Angra. Com a presença do MinC e da Funarte, esclareceremos dúvidas e capacitaremos os agentes culturais locais e vizinhos - afirmou Délcio.

A vinda da oficina para Angra é uma iniciativa da Assessoria de Fomento e Captação de Recursos da Cultuar, que tem em sua direção a servidora Martha Myrrha.

- O objetivo do edital é selecionar projetos de proponentes do sexo feminino, em âmbito nacional, que visem à prática de linguagens artísticas, à reflexão crítica e à profissionalização dos processos de gestão cultural - esclarece.

Realizado pela Funarte, em parceria com o MinC e com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o edital pretende contribuir para o fomento e a difusão da expressão artística considerando o reconhecimento das mulheres nas artes visuais. Serão contemplados dez projetos com premiações de R$ 70 mil para cada um. O investimento total é de R$ 744.200,00. São consideradas atividades a serem realizadas neste edital: exposições; mostras; oficinas; intervenções urbanas; publicações; produção crítica e documental, e seminários

Podem participar pessoas físicas (indivíduo ou representante de coletivo de artistas) do sexo feminino e pessoas jurídicas de direito privado de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das artes visuais e compostas exclusivamente por pessoas do sexo feminino. Os projetos inscritos devem ter como objetivo ampliar a geração do mercado de artes visuais no âmbito da produção feminina, bem como contribuir para a formação de público.