Daniel Santiago ganha mais uma competição de vela
Velejador angrense da equipe brasileira de vela vence a Regata Copa México, em Puerto Vallarta

A equipe brasileira de vela da classe J24 conquistou mais uma competição em mares internacionais. Tendo na tripulação o angrense Daniel Santiago, presidente da TurisAngra (Fundação de Turismo de Angra dos Reis), os brasileiros participaram da Regata Copa México, na cidade de Puerto Vallarta. Considerada uma das cinco maiores provas esportivas da America Latina, a competição teve brasileiros cruzando a linha de chegada em primeiro lugar, na mesma raia mexicana que a equipe havia conquistado a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Gaudalajara, em 2011.
A equipe brasileira foi convidada para participar da prova pela Federação Mexicana de Vela e pelos organizadores do evento. A competição iniciou com uma regata que parte da Cidade de San Diego, nos Estados Unidos, indo até Puerto Vallarta, no México, num total de aproximadamente 1.000 milhas náuticas no oceano pacífico. Depois o torneio se dividiu em diversas categorias, incluindo a classe panamericana dos veleiros J24, onde os brasileiros conquistaram o lugar mais alto do pódio.
A Copa México é um evento que acontece de dois em dois anos e reúne as principais tripulações do mundo. Nessa edição, participaram mais de 50 equipes de nove países, incluindo Alemanha, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Suécia, e claro, os Mexicanos. Entre eles, campeões mundiais, europeus e sulamericanos. Na raia, a disputa mais acirrada ficou por conta dos brasileiros e dos americanos campeões mundiais em 2010 e Pan-Americanos em 2003. Comandado pelo velejador Tim Hiely, a equipe norte americano travou um duelo a parte com os brasileiros, sendo o título definido na ultima regata de uma série de 10.
- Encontramos todos os principais adversários da classe, mas a principal disputa desde o inicio da competição foi com o Tim Hiely da equipe americana. Ele nos venceu no mundial de 2010 e no pan de 2003 e nós tínhamos conquistado o título mundial de 2009 com ele na raia. Agora vencemos novamente. Puerto Vallarta é definitivamente um lugar especial para nós, já tivemos aqui em quatro oportunidades e vencemos todos os campeonatos, entre eles o mundial de 2007 e Jogos Pan-Americanos de 2011 - disse o angrense Daniel Santiago.
A regata contou com a presença do Presidente do México, que é praticante do esporte, e já se tornou um dos maiores eventos de vela do Mundo. Além da equipe Bruschetta, de Daniel Santiago, o Brasil também foi representado por outra tripulação, do clube Veleiros do Sul de Porto Alegre, que terminou no 12a. colocação.