Sistema de esgoto do Abraão ganha reforço

Geradores vão garantir o bom funcionamento do sistema, principalmente na alta temporada

16 de fevereiro de 2012

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Angra dos Reis está instalando dois geradores de energia para garantir o bom funcionamento de seu sistema de esgotamento sanitário no Abraão, Ilha Grande. Os geradores permitem estabilizar a rede de energia para que as bombas, responsáveis por elevar o nível do esgotamento, direcionando o material coletado para a estação de tratamento, possam funcionar adequadamente. Os novos geradores, que pesam 1 tonelada cada um, vieram de São Paulo e chegaram a Angra nessa quarta-feira, dia 15. Nesta quinta, dia 16, eles foram transportados para a Ilha Grande e passaram por testes. A partir de sexta eles já estão prontos para funcionar, em casos de oscilações de energia ou mesmo queda total do fornecimento.


 A aquisição representa uma melhora da qualidade dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, principalmente no período de alta temporada e em feriados prolongados, quando a quantidade de pessoas na Ilha Grande aumenta. Com um maior número de pessoas, aumenta-se o consumo de energia, principalmente nos dias quentes, como os de verão, ocasião em que é maior o uso de ar-condicionado e ventilador. O aumento da demanda por energia ocasiona oscilações na rede elétrica, o que compromete o funcionamento das bombas.


 Além do aumento da demanda por energia, nessas ocasiões, há um aumento do consumo de água, o que gera maior quantidade de esgoto, fazendo com que o bom funcionamento das bombas seja ainda mais necessário. Os novos geradores servirão para quatro das seis elevatórias do sistema de esgotamento sanitário do Abraão e também para a estação de tratamento de esgoto local.


 O bom rendimento das bombas é fundamental para que o esgoto coletado não transborde e atinja os córregos locais, principalmente tendo em vista que a Vila do Abraão é um dos principais pontos turísticos de Angra dos Reis. O Saae vem pedindo a Ampla que reavalie as condições da rede de energia local e tome providências para a estabilização do sistema.