TurisAngra na busca por investimentos

Transporte por bicicletas e aquaviário deverão receber incentivos

15 de maio de 2013
A Prefeitura de Angra, através da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), continua na busca por parcerias e na atração de investimentos para o turismo do município. Na última semana o presidente da autarquia, Kaká Gibrail esteve na Secretaria de Transportes do Estado do Rio (SETRANS) para uma conversa com Mauro Soares Tavares, Coordenador do programa "Rio - Estado da Bicicleta". O encontro teve como pauta a possibilidade da expansão desta ação para o município de Angra dos Reis.

Um dos destaques do leque que ações do Rio-Estado da Bicicleta é o Plano Diretor de Transportes Não Motorizados. O plano é resultado de amplo estudo para dotar os municípios fluminenses de infraestrutura capaz de garantir o desenvolvimento da mobilidade alternativa de forma consciente e segura. Este plano visa assegurar espaços adequados ao uso das bicicletas, como a instalação de ciclofaixas, sinalização específica, bicicletários, bikes boulevard e sistemas de traffic calm.

- Nos próximos dias representantes da SETRANS virão ao município para avaliar algumas localidades e as melhores formas de estimular o uso das bicicletas nos diversos bairros de Angra dos Reis. Entre os investimentos que pretendemos atrair estão ciclovias, ciclofaixas, bicicletários públicos e a possibilidade de fecharmos algumas ruas durante o final de semana, como já acontece em cidades como o Rio de Janeiro - explicou Kaká Gibrail.

BARCAS

Ainda na Secretaria de Estado de Transportes, Kaká participou de uma reunião com o assessor de Transporte Aquaviário, Alexandre Veloso, que confirmou que a licitação para a compra de novas Barcas para Angra dos Reis já esta em andamento; e que a previsão é que elas entrem em operação no segundo semestre de 2014.

Fundação busca auxílio para operações

Nesta segunda, 13, Kaká, acompanhado pelo diretor executivo da Fundação de Turismo, Afif Naim, e pelo gerente de Operações da TurisAngra, Thiago Rabha; esteve na Secretaria Estadual do Turismo para buscar auxílio do estado nas ações da Fundação. Em reunião com Marco Aurélio Paes, diretor de Operações da TurisRio, ficou definido que os dois órgãos irão programar uma ação conjunta no sentido de conscientizar empresários do Trade Turístico municipal sobre a necessidade e importância de aderir ao Cadastur, um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Este cadastro visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil.

O cadastro permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur. O cadastro é excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro. Vale destacar que a equipe da TurisAngra está apta para auxiliar os interessados em aderir ao Cadastur.

Presença confirmada nos 10 anos do Ministério do Turismo

Na madrugada desta quarta-feira, 15, os diretores da Fundação de Turismo embarcam para Brasília para participar dos eventos alusivos aos dez anos de criação do Ministério do Turismo. Na ocasião serão realizadas oficinas de trabalho envolvendo diversos temas, programas e projetos do Ministério do Turismo. O evento tem como público principal Gestores Públicos, Instâncias de Governança, Conselhos Municipais e Estaduais de Turismo e Academia.