Angra e Paraty discutem consórcio regional

Prefeitos avançam negociação que abrange questão do lixo e temas como Saúde e Segurança

15 de maio de 2013
A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, e o prefeito de Paraty, Casé Miranda, avançaram na semana passada, no debate sobre a criação de um consórcio intermunicipal para enfrentar os problemas comuns da Costa Verde. Os dois se encontraram na sexta-feira, 10, em Paraty e conversaram sobre a necessidade de unificar ações. Um dos temas debatidos é o destino final dos resíduos sólidos produzidos pelas duas cidades. Hoje, um aterro privado em Angra recebe o lixo da Cidade Histórica, enquanto Angra envia seus resíduos para Seropédica.

- Essas conversas começaram logo no início do ano e estamos avançando. Angra e Paraty juntas têm melhores condições de dar solução definitiva para essa questão de lixo e outros temas. Depois vamos incluir Mangaratiba e Rio Claro. Sinto que o ambiente é de colaboração entre as cidades e isso favorece as discussões - adiantou Conceição.

Além da destinação e tratamento do lixo das duas cidades, os prefeitos também querem debater os investimentos e parcerias nas áreas de Saúde e Segurança Pública. Os municípios da Costa Verde são cobertos pelo mesmo Batalhão da Polícia Militar e estão na mesma área de segurança, além disso, já permutam serviços de Saúde, embora ainda sem remuneração. Todas as discussões envolvendo a região serão pactuadas com a participação do Governo do Estado, que deve referendar as parcerias.