Processo licitatório para ampliação do aeroporto é iniciado

Edital foi publicado hoje (14) pelo Governo do Estado no Diário Oficial

14 de agosto de 2020
As obras de ampliação do aeroporto de Angra dos Reis estão muito próximas de decolar. O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (14) o edital com o chamamento público de empresas interessadas na execução dos serviços. A expectativa é de que o processo licitatório seja concluído no mês de outubro.
Recentemente, o prefeito recebeu, em duas agendas no aeroporto de Angra dos Reis, o Ministro da Infraestrutura, senadores, além do governador e do secretário de Estado de Transportes para tratar das obras de ampliação do espaço.
– Investindo no aeroporto, vamos movimentar o turismo. Este é um sonho de mais de 20 anos que está muito próximo de se tornar realidade. O projeto é muito importante para a nossa cidade, pois, além de fortalecer o turismo, depois de pronto, vai contar com um centro de formação para capacitar os moradores locais para trabalharem no novo empreendimento, gerando desenvolvimento – comenta o prefeito.
As obras, que contam com investimentos do Ministério da Infraestrutura no valor de R$ 29 milhões, têm previsão de serem concluídas em 2021 e preveem a ampliação da pista de pouso e decolagem e do pátio de aeronaves, assim como a construção de nova pista de táxi aéreo e balizamento noturno. O projeto é administrado pelo Governo do Estado e concessionado à operação pela Angra Aeroportos.
– As melhorias vão permitir que o Aeroporto de Angra dos Reis atenda um público mais amplo, passando a receber aeronaves de médio porte, para 40 passageiros. Hoje, recebe aeronaves com até 18 passageiros. A implantação de voos comerciais, com passagens acessíveis, vai incentivar o turismo na Costa Verde – diz o governador.
O novo projeto inclui uma reformulação total da infraestrutura, além da instalação de modernos equipamentos que garantem mais segurança, como a estação meteorológica automática, a primeira do país, cedida pelo governo federal.
– Depois desta primeira etapa, mais investimentos vão vir. Na segunda etapa, nós vamos fazer um novo terminal de passageiros e esse aeroporto vai ser um grande ponto de entrada para Angra dos Reis – destaca o ministro da Infraestrutura, lembrando que, no início de 2021, será licitada a concessão da Nova Dutra, projeto que vai agregar a Rio-Santos e a duplicação da grande avenida que liga o Rio de Janeiro a Angra dos Reis, que também irá fortalecer o turismo na região.