Oficina do Conselho Educação na Casa Larangeiras

Encontro terá duas etapas: Para rede privada e rede pública

14 de agosto de 2013
Acontece nesta próxima sexta-feira, dia 16, das 14h às 17h, na Casa Larangeiras a primeira etapa da "Oficina sons e pulso: formação inicial em música e educação". O projeto prioriza a percepção dos parâmetros musicais (ou qualidades do som) como a duração, a intensidade, o timbre e a altura, e as noções de pulso e andamento. A atividade é realizada pelo Conselho Municipal de Educação com a parceria da Universidade Federal Fluminense (UFF) e apoio da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), por meio da Casa Larangeiras.

No primeiro encontro, nesta semana, os contemplados da oficina serão os professores da rede particular. Já na semana que vem os professores da rede pública terão a oportunidade de participar da atividade que terá ainda a presença da contadora de histórias e música, Bia Bedran. Nesta semana a atração da oficina serão os alunos-músicos da Escola Federal Pedro II, do Rio de Janeiro.

O Sons e Pulso, projeto idealizado pela arte-educadora Luciana Requião, é um audio-livro que foi lançado em 2012, financiado pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), através do edital n° 31/2012, do Programa de Apoio à Melhoria do Ensino nas Escolas da Rede Publica sediadas no Estado do Rio de Janeiro 2012.

Para a presidente do Conselho Municipal de Educação, Eliana Cavalieri esta é uma grande oportunidade de encontro e troca de saberes.

- Nosso objetivo é oferecer ao professor um material organizado que possa auxiliar em sua formação inicial na área da musica, assim como oferecer subsídios para práticas musicais em sala de aula. Por meio de atividades que possam auxiliar no desenvolvimento do reconhecimento de elementos básicos da musica - detalhou a presidente.

Os professores interessados em participar da oficina Sons e Pulsos devem procurar a Secretaria Municipal de Educação ou o Conselho Municipal de Educação. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira e maiores informações pode ser obtidas no telefone (24) 3377-1959.