Conselho Municipal de Agricultura se reúne

Produtores rurais conheceram a nova equipe da secretaria de Agricultura

14 de janeiro de 2013

Na última quinta-feira, 10, foi realizada a primeira reunião do Conselho Municipal de Política Agrária de Angra dos Reis. O encontro foi na sede da Cooperativa Mista Sul Fluminense (Comisflu), na Japuíba. O objetivo do encontro foi apresentar aos conselheiros a nova equipe da subsecretaria municipal de Agricultura e debater os planos da nova gestão para o setor agropecuário de Angra dos Reis. Estavam presentes os representantes da associações de moradores das áreas rurais, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, técnicos da EMATER-Rio, do Núcleo de Defesa Sanitária Animal e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio (Fiperj).


O novo subsecretário municipal de Agricultura, Rafael Ribeiro, aproveitou o encontro para reafirmar o compromisso da prefeita Conceição Rabha com o fortalecimento da agropecuária municipal e apontou como prioridade, a ampliação da participação da agricultura familiar na merenda escolar. O presidente do Conselho, Fábio Martins, defendeu a necessidade de mais apoio na comercialização dos produtos agrícolas e no desenvolvimento de ações programadas desde a produção até a comercialização.


Os conselheiros também expuseram suas demandas e aspirações. A presidente da Comisflu, Marilis Pereira, informou sobre a insegurança jurídica vivida pela Cooperativa, pois o Governo anterior havia revogado o Termo de Concessão Uso da área ocupada, impedindo a Cooperativa de acessar créditos e realizar os investimentos necessários para ampliar a comercialização dos produtos dos cooperados. Em geral, os conselheiros pediram apoio para o setor, sobretudo quanto à necessidade de melhorar o escoamento e a comercialização dos produtos rurais do município.


Ao final da reunião, o Conselho decidiu que solicitará ao Governo Municipal a regularização da área da Comisflu, para que esta possa ampliar as ações de comercialização da produção agrícola de seus cooperados e beneficiar toda a população do município.