Saúde de Angra implanta programa ‘Melhor em

Equipe médica atende pacientes especiais em casa e reduz internações

13 de maio de 2013
A Prefeitura municipal de Angra dos Reis, por meio da secretaria municipal de Saúde, está implantando na cidade, a partir deste mês, o programa #39;Melhor em Casa#39;, do Ministério da Saúde. O projeto prevê que pacientes especiais, crônicos ou com problemas de mobilidade, sejam atendidos em casa por uma equipe médica completa, contendo médico, fisioterapeuta, enfermeiros e quatro auxiliares de enfermagem. Todos os profissionais são remunerados pelo Ministério, que repassa mensalmente ao município, cerca de R$ 34,5 mil. Em Angra, o projeto já começou e pode beneficiar até 60 pacientes por equipe credenciada.

- O passo que faltava foi dado na reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Rio de Janeiro, que trata da pactuação entre os gestores municipais do Estado e a secretaria de Estado de Saúde, na semana passada. A inclusão de Angra no projeto foi aprovada e o município fará jus à contrapartida federal - explicou o secretário de Saúde, dr. Carlos Vasconcellos.

Ainda de acordo com Vasconcellos, a equipe angrense de profissionais foi organizada com servidores convocados no início deste ano e já está funcionando. A seleção dos pacientes atendidos é feita pelo próprio sistema público de Saúde, inclusive as unidades de internação, que apontam aqueles que podem continuar seu tratamento em domicílio. O #39;Melhor em casa#39; destina-se especialmente para pacientes com dificuldades de locomoção ou acamados. Além do conforto aos doentes e seus familiares, o projeto possibilita a redução do tempo de internação hospitalar em alguns casos e, com isso, dos custos hospitalares, além de baixar o risco de infecções hospitalares.

Entre os beneficiados com o projeto estão as pessoas com necessidades de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo. Todos poderão ter a assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados especiais e mais próximos da família.