Saúde de Angra amplia serviços de laboratório

Seis empresas passam a atender os pacientes da cidade

13 de maio de 2013
Para ampliar a oferta de exames laboratoriais de média e alta complexidade no município e assim reduzir a fila de espera e o tempo para a entrega de resultados, a Prefeitura municipal de Angra dos Reis, por meio da secretaria municipal de Saúde, assinou na última sexta-feira, 10, os contratos de prestação de serviços com seis empresas laboratoriais da cidade. A principal mudança, destacou o secretário de Saúde, dr. Carlos Vasconcellos, é que a partir de agora, o paciente terá opções quando precisar de atendimento.

- Até o ano passado apenas uma empresa atendia o município. Isso, claro, gerava carência e demora no atendimento. Esta nova rede de atendimentos, com seis locais diferentes, dará ao paciente, além de opções, mais rapidez na entrega dos resultados - explicou Carlos.

Para tornar possível a ampliação do serviço, a Saúde de Angra mudou a forma de contratação das empresas. Ao invés da contratação direta, a Prefeitura optou agora por um credenciamento, em que as empresas habilitadas receberão pelos exames realizados com base na tabela do Serviço Único de Saúde (SUS) e um complemento assumido pelo município com recursos próprios. O credenciamento é válido por doze meses e inclui as empresas Ultramed, Cicom, Cintimed, Laboratório Winston de Andrade, BMX Vale Imagem e a Fundação Feam. Pelo acordo, os exames da rede pública serão efetuados nessas clínicas e laboratórios e, em alguns casos, o próprio paciente poderá escolher a empresa para o atendimento.

- O fluxo continua sendo o mesmo de antes, o paciente passa pelo médico da rede pública, que demanda os exames e então opta por um laboratório ou clínica. Nas unidades de Saúde onde já existe o serviço de Internet, a marcação poderá ser feita pelo profissional e neste momento será gerado um código único, para que o paciente seja atendido na empresa credenciada - explicou o secretário de Saúde.

A secretaria de Saúde estima que o serviço agilizará muito o atendimento. O novo modelo de atendimento começa a funcionar na semana que vem e é mais uma ação para melhorar o serviço oferecido na rede pública. Nos últimos anos, as queixas da população sobre a demora na entrega de resultados de exames eram uma constante.