TurisAngra apoiará Festival de Cultura Japonesa

Fundação ajudará a Associação de Pousadas da Enseada do Bananal a encontrar parceiros para o evento

13 de março de 2013
Representantes da Associação de Pousadas da Enseada do Bananal (APEB) estiveram nesta segunda-feira, 11, na sede da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, para tratar sobre a realização do 5º Festival de Cultura Japonesa da Ilha Grande.

Os membros da APEB apresentaram os detalhes do Festival e pediram à TurisAngra apoio para a realização do mesmo, cuja edição de 2012 foi cancelada devido aos problemas financeiros do município. Embora a Fundação não tenha em seu orçamento os recursos financeiros necessários para custear o evento, o presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, garantiu que não medirá esforços para atrair parceiros e viabilizar esta grande festa.

- Este festival é importante não só para a comunidade do Bananal, mas para todo o município e, embora não tenhamos em nosso orçamento os recursos para custeá-lo, a equipe da TurisAngra irá se empenhar para ajudar a Associação a conseguir realizar este evento com o apoio de parceiros. Nossa ideia é usar o mesmo modelo de parceria que o município implementou no Reveillon e Procissão Marítima deste ano - destacou Kaká, que se comprometeu a ajudar na viabilização deste evento, que já está inscrito na Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Esporte e na Lei Rouanet.

Organizado pela Associação de Pousadas da Enseada do Bananal e Sítio Forte (APEB), o Festival foi criado em 2008 quando a colonização Japonesa no Brasil completou cem anos. O evento reúne shows de música, quadrinhos japoneses, bem como espaço para prática de massagem terapêutica oriental (shiatsu) e uma praça de alimentação dedicada à culinária japonesa. Na edição de 2011, o Cônsul Japonês, Arakawa Yoshihiko veio ao município fazer a abertura oficial da 4ª edição do Festival da Cultura Japonesa que, segundo estimativa dos organizadores, contou com cinco mil participantes e elevou, na baixa temporada, a taxa de ocupação do Bananal para 90%.