Conselheiros de Cultura vão se reunir com prefeito

Presidente da Cultuar vai solicitar agenda para o encontro

13 de janeiro de 2012
Na noite de quinta-feira, dia 13, o presidente da Fundação Cultural de Angra (Cultuar) Fernando Grande, participou de uma reunião com os integrantes do Conselho Municipal de Cultura, no salão superior da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis.
 A reunião começou por volta das 18h30 e contou com a presença de muitos artistas da cidade. Os conselheiros, por unanimidade, falaram que estavam esperançosos com a nova gestão, sob a direção do novo presidente e do diretor executivo, Marcelo Tavares, que consideram representantes dignos da cultura de Angra.
 Diversos assuntos foram abordados e discutidos pelos conselheiros, destacando-se diversas críticas ao funcionamento da Cultuar, durante os cinco anos de sua fundação, e as nomeações para cargos da fundação  e ao próprio Conselho Municipal de Cultura que no momento está sem presidente e resolvendo  problemas  na ocupação de algumas vagas, devido a ausência dos conselheiros nas reuniões ordinárias e extraordinárias. Devido a esse problema, o conselho durante a reunião, aprovou  novos nomes para a setorial de teatro. Os conselheiros indicados e aprovados  foram  Zequinha Miguel (titular) e Mauro Nask (suplente). Outras setoriais que terão novos nomes indicados  serão a de literatura e a de artes plásticas,  em reunião no dia 14, na sede do Ateneu Angrense de Letras e Artes, na praça ao lado do Centro Cultural Theophilo Massad, a partir das 19h.
  Fernando Grande falou sobre  as ações iniciadas  para reativar a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis;  entregar o Centro Cultural, que está praticamente todo revitalizado, faltando apenas adquirir alguns equipamentos e mobiliários; finalizar a obra da Casa Larangeira ; e formar equipes para gerir esses espaços.
 Falou sobre  a necessidade  de implantar efetivamente o Sistema Nacional de Cultura em Angra,   para  dar um novo rumo à cultura da cidade: “Estou tomando ciência de todos os assuntos e vou resolvê-los da melhor maneira possível”, sinalizou o novo presidente.   
  Outra importante decisão tomada durante a reunião, atendendo solicitação dos conselheiros: o presidente da Cultuar irá agendar  uma reunião do Conselho de Cultura com o prefeito em exercício Essiomar Gomes, para que ele conheça os anseios do movimento cultural.