TurisAngra debate projetos com a TurisRio

Estado pretende implementar cursos profissionalizantes em Angra dos Reis

12 de novembro de 2013
Na quarta-feira, 6, a presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Maria Silvia Rubio, participou de uma reunião com o Secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, para discutir uma série de projetos para desenvolver o turismo no município.

Entre as novidades apresentadas por Ázaro, está a possibilidade de Angra dos Reis receber, ainda no próximo ano, uma série de cursos de qualificação para o setor turístico, como a formação de garçons, camareiras, barmens, recepcionista, cadeireiro e soldador para meios de hospedagem (profissional responsável pelo reparo de sistemas de aquecimento de água, como boilers e etc). Segundo o Secretário de Estado de Turismo, o edital já está pronto e a previsão é que seja lançado nas próximas semanas.

- A qualificação profissional é importantíssima para que nossos jovens possam se empregar no setor de hotelaria. Este é o principal elo entre o jovem que busca um emprego e o empresário que busca funcionários qualificados - explicou Silvia Rubio.

NOVAS OPÇÕES DE ATIVIDADES NA ILHA GRANDE

Outro ponto abordado pela TurisAngra com o secretário Ronald Ázaro, foi a questão da taxa cobrada para que trabalhos audiovisuais possam ser desenvolvidos dentro dos limites do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG), responsável por cerca de 80% da área da Ilha. Esta cobrança, instituída pelo estado em 2005 com o objetivo de captar recursos para os Parques Estaduais fluminenses, segundo alguns produtores de conteúdo, é ser responsável pela diminuição da mídia espontânea captada pelo município nos últimos anos. A proposta apresentada pela TurisAngra é de que em produções de cunho jornalístico e esportivo não seja cobrada a taxa.

- Temos que criar formas do Parque Estadual da Ilha Grande se manter e meios de utiliza-lo de forma sustentável. Nosso objetivo principal é ampliar a captação de mídia espontânea, flexibilizando as exigências para as produções e em paralelo criar novas opções de lazer para os turistas que buscam a Ilha Grande. Isso vai significar mais tempo de permanência e novas oportunidades de emprego - avaliou Silvia Rubio.

RÉVEILLON DO ABRAÃO

Segundo Ronald Ázaro, há verbas disponíveis na TurisRio que podem ser empregadas nos festejos de virada de ano da Vila do Abraão, na Ilha Grande. Nos próximos dias será montado um grupo de trabalho multisetorial para definir como serão estes festejos, as atrações, e qual o será o papel da TurisRio na realização do evento.

Em paralelo, a TurisAngra já trabalha, junto ao Ministério do Turismo, buscando convênios que ajudem nos festejos de Reveillon, não só da Ilha Grande, mas também na Praia do Anil e Cais de Santa Luzia.