Feira de Ciências na E.M. Almirante Tamandaré

Trabalhos de alunos do 1º ao 5º ano poderão ser selecionados para a Femucti

12 de setembro de 2013
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, com apoio do Instituto Abramundo e da BG Brasil, realizou nessa terça-feira, 10, na Escola Municipal Almirante Tamandaré, na Vila Nova, a Feira de Ciências 2013.

Há dois anos a escola participa do Programa Ciência e Tecnologia com Criatividade (CTC), do Instituto Abramundo. Através do Instituto, a escola realiza um trabalho diferenciado de ciências, com o objetivo de tornar os alunos mais autônomos e criativos. Todo o material necessário para trabalhar experiências cientificas na escola é doado pelo Instituto Abramundo e pela BG Brasil.

Segundo a diretora-geral da unidade escolar, Leonália Boechat, esse trabalho é uma preparação para a Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femucti) que será realizada em Angra no mês de outubro. Das experiências apresentadas na escola serão selecionadas apenas três, escolhidas pela comissão das escolas, para serem apresentadas na Feira Municipal. Para a diretora, os trabalhos apresentados pelos alunos conseguiram atender a todas as expectativas da unidade de ensino.

- Foi realmente surpreendente o desenvolvimento dos trabalhos e dos alunos, pelo interesse demonstrado e pelo comprometimento de todos. Eles conseguiram colocar em prática tudo aquilo que aprenderam em sala de aula - elogiou Leonália.

Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudia Nogueira, a realização da Feira de Ciências proporciona um melhor conhecimento aos alunos, ampliando o pensamento crítico e os trabalhos individual e coletivo.

- A Feira de Ciências estimula a curiosidade e o trabalho de pesquisa individual e coletivo. É um momento em que os alunos passam a ver a ciência de uma forma diferente e passam a entender que ela pode ser vivida em seu cotidiano. Todos os trabalhos apresentados aqui são conscientes, os alunos sabem do que estão falando e também sabem o que estão fazendo - estimula Cláudia.

Os alunos do 1º ao 5º ano apresentaram experiências sobre água (onde podemos encontrá-la), germinação (qual a importância da água e da luz para a germinação das sementes), tipos de solo (capacidade de produção de cada tipo), como funciona um termômetro (por que o líquido que há dentro dele sobe e desce) e o corpo humano (como é possível mover os ossos e como o corpo humano se defende das doenças).