Angra realiza 1ª Conferência pelo Meio Ambiente

Alunos da rede apresentaram trabalhos apontando problemas socioambientais do município

12 de setembro de 2013
Aconteceu nessa quarta-feira, 11, a 1ª Conferência Municipal Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. O evento foi realizado pela Prefeitura de Angra, por meio das Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Meio Ambiente, no Espaço Cultural Eletronuclear.

O evento contou com a participação de alunos e professores de sete escolas da rede pública, que apresentaram projetos de educação ambiental que contribuem para a identificação e discussão dos principais problemas socioambientais de Angra dos Reis. A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudia Nogueira,e a subsecretária de Educação, Patrícia Dal Col, também foram prestigiar o encontro.

A Escola Municipal Dom Pedro I apresentou um projeto ambiental para os rios da bacia do Jurumim; a E.M. Regina Célia apresentou um plano de ação para uma escola sustentável; a E.M. Áurea Pires da Gama, Preservação do Patrimônio/Cuidando das Nossas Águas; a E.M. Mauro Sérgio da Cunha, trouxe o projeto "Brinciclagem: Brincando a gente recicla, reciclando a gente brinca", alertando para o consumo consciente e redução de resíduos sólidos; a E.M. Tereza Pinheiro de Almeida e E.M. Santos Dumont apresentaram o projeto Viveiro Solidário; E.M. Cornélis Verolme mostrou a importância dos "4Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reciclabilidade", reciclando com responsabilidade.

Segundo o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Fernando Guerra, o objetivo dessa conferência foi construir um diálogo entre as escolas que têm projetos de educação ambiental e começar a consolidar uma rede entre os jovens para discutir e começar a desenvolver ações de educação ambiental nas suas comunidades.

- As escolas sempre trabalham o tema meio ambiente de uma forma mais difusa e dispersa. A nossa intenção agora é de que isso seja trabalhado de forma mais organizada e integrada, para que todo ano a gente possa ter uma outra conferência, um outro encontro sempre com uma visão mais ampla e maior participação da juventude nas políticas públicas da cidade - diz Fernando Guerra.

Essa primeira conferência foi um encontro preparatório para as conferências estadual e nacional Infanto-Juvenil. Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudia Nogueira, é muito importante a participação e o interesse dos jovens nas questões ambientais, visto que, hoje em dia, o descaso da sociedade é muito grande.

- Nosso planeta precisa dos jovens e de sua criatividade, de seu envolvimento e do seu comprometimento. Vamos abraçar a sustentabilidade e deixar o meio ambiente crescer e produzir os frutos que ele tem que produzir. Se cada um de nós que estamos aqui hoje levar para sua comunidade o exercício da sustentabilidade, aos poucos estaremos garantindo nossa qualidade de vida - alerta Cláudia.

Conforme o coordenador, Fernando Guerra, o resultado da conferência será entregue ao Poder Executivo em forma de carta, mostrando a visão dos jovens para aquilo que é sustentável ou insustentável no município.