Defesa Civil ministra palestra para alunos

Temas vão de combate às drogas a primeiros socorros

12 de agosto de 2013
Mais de 150 alunos da escola particular Cooperar, do Centro de Angra, estão participando de uma série de palestras preventivas, ministradas pela Coordenação de Integração Comunitária, na Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito. Nessa semana, os alunos conheceram o Programa Amigo da Criança e assistiram a uma palestra sobre prevenção às drogas. Para finalizar o ciclo, na próxima semana, eles assistirão à palestra sobre Primeiros Socorros, também na sede da Defesa Civil.

Na terça-feira, dia 6, crianças de até 14 anos tiveram contato com o Programa Amigo da Criança. Eles assistiram a um teatro de fantoche que tem objetivo de despertar o interesse das crianças para temas importantes como prevenção de desastres, preservação ambiental, noções de segurança, combate a Dengue, acidentes domésticos, preservação do patrimônio público, alimentação saudável, trânsito, descarte correto de lixo, cidadania entre outros. As palestras do programa são destinadas aos alunos de escolas públicas e particulares.

Já na quinta-feira, dia 8, nos períodos da manhã e da tarde, mais de 150 alunos foram divididos em duas turmas para assistir a palestras de combate às drogas, ministrada pelo professor de educação física Fábio de Castro, por meio do Capsi - Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o dia também aconteceu à apresentação teatral do grupo Angrarte, do Parque Mambucaba, com o tema "Álcool e Outras Drogas". O grupo com sete anos de experiência e dirigido por Fabiano Leite, trouxe à tona as dificuldades do dia-a-dia enfrentadas por amigos e familiares quando se deparam com alguém que é dependente químico. Usaram artistas como Chorão, da Banda Charlie Brown Jr, e Amy Winehouse para exemplificar situações cotidianas e mostrar os perigos e dificuldades enfrentadas por alguém que entra para este universo.

- Foi uma apresentação emocionante. Um tema tão importante como esse não poderia deixar de ser abordado numa capacitação sobre prevenção. A Defesa Civil está de portas abertas a atender toda e qualquer instituição educacional, seja pública ou particular, que desejar oferecer essas palestras a seus alunos -sublinhou o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira.

Na próxima semana, dia 15, os alunos da Cooperar vão assistir uma palestra sobre Primeiros Socorros.

O QUE É CAPSI?

É um órgão de substituição a hospitais e clínicas psiquiátricas que atende a casos de graves acometimentos e transtornos familiares, além de pessoas com autismo e psicose infantil e infanto-juvenil.

Atende também a pessoas envolvidas em problemas de estrutura familiar, quando existe a dependência de álcool e outras drogas. Eles recebem estes pacientes, avaliam o caso, acolhem se necessário e iniciam o tratamento a essas crianças e seus familiares. A instituição trabalha de portas abertas, com oficinas terapêuticas e uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como: artesãos, psicólogos, professores de educação física, enfermeiros, etc.

O Capsi funciona na rua Dona Antônia de Vilhena, N° 77, em frente ao Ceav.