DC participa de videoconferência com Climatempo

Tema foi Alerta de tempestades para Plano de Continência

12 de agosto de 2013
Técnicos da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito participaram semana passada de uma videoconferência com a Climatempo Consultoria. O tema em pauta era ´alerta de tempestades para Plano de Contingência´.

A meteorologista Cristina Lemos, que falou para diversas defesas civis do Brasil, mostrou as ferramentas necessárias para realizar monitoramento em áreas de risco.

A especialista mostrou também a forma crescente com que vem acontecendo os eventos climáticos. Na década de 70, a média eram 90 desastres naturais por ano, em todo o mundo. Já na década de 90, esse número saltou para 260. De acordo com o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCC) os desastres naturais estão cada vez mais frequentes. O IPCC foi estabelecido em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), para fornecer informações científicas, técnicas e sócio-econômicas relevantes para o entendimento das mudanças climáticas.

Para o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira, informações sobre prevenção são fundamentais para a capacitação dos funcionários da Defesa Civil.

- Nivelar conhecimento é fundamental. Por isso, temos engenheiros e agentes operacionais e administrativos sendo capacitados constantemente - disse Oliveira, que garantiu que videoconferências como essa se repetirão ao longo de sua gestão.