Angraprev debate economia com diretores da Caixa

Representantes da CEF apresentaram novos investimentos oferecidos pela instituição

12 de julho de 2013
Na quarta-feira, 10, servidores do Angraprev e conselheiros do Conselho de Administração (Consad) e do Conselho Fiscal (Confis) da autarquia se reuniram na sede do instituto, com representantes da Caixa Econômica para conhecer produtos de investimentos oferecidos pela instituição, conversar sobre o momento econômico atual e discutir o desempenho dos fundos de previdência pelo país.

Participaram da reunião o presidente do Angraprev, José Antônio dos Remédios; o gerente-executivo de Investimentos Corporativos da Caixa Econômica, Mário Erbolato; o gerente Regional de Governo da Caixa, Juarez Rodrigues do Carmo; o gerente de Pessoa Jurídica da agência da CEF de Angra, Bruno Rodrigues Fernandes; os conselheiros do Angraprev, Marco Antônio Chacon, Mariene Florentino da Silva Caetano, Damares Ferreira dos Santos, Renaldo de Sousa, Marco Antônio de Araujo Barra, Ricardo de Agostino, Leomárquia Gonçalves da Silva Libório e Maria da Conceição da Fonseca Costa, além de diversos servidores do instituto.

Iniciando a reunião, o presidente José Antônio dos Remédios saudou os participantes e falou sobre a importância de encontros como esses para esclarecer dúvidas. O representante da CEF, Mário Erbolato, explicou que a CEF tem um segmento especial para investimentos corporativos, na Vice-Presidência da Caixa, em São Paulo, que é a Gerência Nacional, da qual ele é o gerente-executivo.

Lembrou que a Caixa cobre todos os fundos destinados aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs), trabalhando com 20 instituições financeiras, 15 categorias de fundos e 130 fundos com rentabilidade e captações diárias.

O gerente da Caixa fez um breve relato do cenário internacional, dando destaque para a China e os EUA. Durante o encontro, falaram também sobre o comportamento financeiro da Europa e do Brasil, inflação, juros, e das variações dos títulos públicos federais.

O Gerente mostrou as projeções da Caixa e do mercado para o PIB, IPCA, Câmbio, e Selic. Fez um pequeno relato sobre os fundos de renda fixa e também falou sobre fundos de rendas variáveis e novos fundos imobiliários. No final do encontro, as discussões giraram em torno da importância de se manter o equilíbrio atuarial dos institutos de previdência e sobre aplicações dos mesmos na Bolsa de Valores.