CMJ recebe superintende do estado

Encontro serviu para integrar as políticas para a juventude conduzidas pelo estado e município

12 de junho de 2013
A Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) recebeu nessa terça-feira, 11, o superintende estadual da Juventude, Tiago Santana, para discutir assuntos acerca do projeto Juventude Viva.

O Juventude Viva é um projeto que o governo federal criou devido ao grande número de homicídios de jovens no Brasil, em especial os jovens negros. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade das mortes por homicídio no Brasil eram contra jovens, dos quais 76,6% eram negros e 91,3% eram do sexo masculino.

Para o superintende estadual da Juventude, Tiago Santana, a ação do município é fundamental para os avanços dos movimentos para a juventude.

- Uma das nossas principais bandeiras é fortalecer a ação dos municípios com as políticas para juventude, porque é no município que muitas coisas se viabilizam. Temos tentado construir o pensamento de que o estado não é resolvedor do problema, ele precisa ser o intermediador da articulação de projetos e de ações e também tem o grande papel de ajudar financeiramente - disse.

O coordenador municipal da Juventude, Hugo Vilela, falou da importância de integrar as políticas de juventude conduzidas pelos governos do estado e municipal, para que todos trabalhem sempre em conjunto.

- Estamos trabalhando em parceria com o governo estadual que, no dia 4 de setembro, assinará o termo relacionado ao Juventude Viva, onde consta que está recebendo do governo federal o recurso para viabilizar o programa e que futuramente, certamente em outubro, estará sendo repassado ao município - explica.

Segundo Hugo, provavelmente em novembro, a coordenadoria municipal poderá fazer uso dos recursos direcionados ao Juventude Viva, colocando em prática projetos para os jovens do município.

- Dentre tantos projetos, estão os cursos profissionalizantes e culturais. Estamos sempre tentando fazer uma política que envolva o conjunto da juventude de Angra e os movimentos da juventude que estão organizados, com a pastoral da juventude - garante Hugo.

O governo federal investirá cerca de R$ 200 milhões ao ano no programa Juventude Viva, que será dividido por 13 municípios do estado do Rio de Janeiro, o que gerará um recurso de aproximadamente R$ 16 milhões para Angra dos Reis.