Começam as aulas do Atelier de Atores da FITA

Projeto que está em sua terceira edição conta com o apoio da Cultuar

11 de setembro de 2013
Pela terceira vez a Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita), em parceria com a Fundação Cultural de Angra (Cultuar), realiza o Atelier de Preparação de Atores. As aulas, que foram iniciadas na quinta-feira, 5, estão acontecendo de quinta a domingo, na Casa Larangeiras. A oficina segue até o mês de novembro.

O Atelier de Preparação de Atores, que tem coordenação de Duda Maia, é uma oficina para atores que residem em Angra dos Reis. Desta vez, com o foco do atelier está na interpretação teatral a partir da observação e formação de opinião. Pela primeira vez as aulas acontecem paralelamente a FITA.

Trata-se de um curso dividido em três módulos com aulas de corpo, voz e interpretação, discussões sobre arte e política, apresentações e debates teatrais, grupo de pesquisa e uma aula-espetáculo como fechamento do curso. Esse espetáculo final será dirigido por Vinicius Arneiro.

Na primeira semana foi dado o módulo corpo, com o treinamento físico do ator, ministrado pela atriz e bailarina Marcela Levi. Na segunda semana o trabalho será com a Voz, com o módulo ´A escuta e a voz´, com a fonoaudióloga Rose Gonçalves. A apropriação do jogo teatral, com Marcelo Morato, será o tema da terceira semana.

A quarta semana será o momento de discutir, através de documentários, livros e filmes, o diálogo entre a política e a arte. Esse trabalho será feito pelo sociólogo Diego Viana, autor de um dos principais blogs que discutiu a onda de protestos no Brasil.

O curso seguira seu rumo com mais uma novidade: os alunos irão avaliar os espetáculos e discuti-los com o elenco que o apresentou. Serão três meses de Atelier de Formação de atores, onde 50 alunos-atores de Angra terão a oportunidade de aprender técnicas com os melhores profissionais do mercado cultural.