Capacitação cultural para a Costa Verde

Curso é mais uma ação da assessoria de fomento da Cultuar

11 de setembro de 2013
A Fundação Cultural de Angra (Cultuar), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da Uerj e o Ministério da Cultura (MinC), realizou na semana passada o primeiro encontro preparatório para o curso de gestores e agentes culturais. O encontro, que aconteceu no Centro Cultural Theophilo Massad, contou com a participação de representantes dos municípios de Itaguaí, Paraty e Mangaratiba.

O fato de Angra reunir os outros municípios e ainda ter órgão gestor especifico para a cultura, que é a Fundação Cultural, propiciou a cidade ter oito vagas no curso. Serão selecionados quatro gestores, dois representantes do conselho de cultura e dois pontos de cultura para fazer a capacitação.

O curso faz parte do programa de capacitação de gestores culturais atuantes nos mais diversos setores, baseando-se na crescente profissionalização do setor e na mudança substantiva dos mecanismos legais de gestão. Com aula inaugural marcada para outubro, o curso terá nove meses de duração, disponibilizará 800 vagas para todo estado, é gratuito, e certificado pela Uerj. Uma novidade é a inclusão de conteúdo sobre economia criativa na grade curricular.

Para o presidente da Cultuar, Délcio Bernardo, trazer o curso para Angra é mais uma conquista de encaminhamentos elaborados na 8ª Conferência de Cultura.

- Durante toda a nossa Conferência foi debatida a necessidade de formação na área cultural para capacitar nossos agentes e gestores. A parceria que firmamos com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, a Uerj e o MinC foi de suma importância para continuarmos alinhados com as propostas feita na Conferência e darmos andamento a elas - disse Délcio

A formação é destinada a artistas, produtores, técnicos, gestores públicos e administradores de empreendimentos da área. Entre os temas explorados estão as políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos públicos e privados de cultura, a elaboração e gerenciamento de projetos e a gestão de carreiras, redes, negócios, coletivos e equipamentos nos setores criativos e culturais.

Na primeira etapa, serão oferecidos cursos a distância a todos os inscritos, sem tutoria, com conteúdos introdutórios no campo da cultura. Os aprovados passam para a segunda fase, com dois módulos: Gestão de Empreendimentos Criativos e Elaboração e Gestão de Projetos Culturais.

Na terceira etapa, os alunos participam de oficinas presenciais com o tema "Prática de elaboração de planos de negócio e projetos culturais" e, por fim, participam de um encontro presencial no Rio de Janeiro.

Segundo a assessora de Fomento e Captação de Recursos da Cultuar, Martha Myrrha, o curso é uma ótima oportunidade para nosso município.

- A gestão da cultura de Angra está passando por transformações e, apesar das dificuldades, tivemos comprovados avanços que nos beneficiaram, como ter mais vagas para contemplar gestores públicos, conselheiros de cultura e ponteiros. Angra terá uma oportunidade única de ter aula com os melhores profissionais da área - garante.