Angra terá Centro de Vocação
Escola da Faetec irá funcionar na Japuíba. Secretário de Ciência veio a Angra acertar detalhes
O secretário municipal de Obras, Jefferson Deccache, recebeu na quarta-feira, dia 10, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, que veio a Angra dos Reis tratar de novos investimentos do governo do estado para a instalação de unidades de ensino. As ações atendem à solicitação da prefeita Conceição Rabha, que tem trabalhado em diversas frentes para ampliar a qualificação da mão-de-obra no município. A implantação de uma unidade do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) no bairro da Japuíba é o principal investimento e atende a um antigo anseio dos angrenses, principalmente dos jovens.
Tutuca visitou o terreno que foi cedido pela prefeitura para a construção do CVT. A área tem cerca de 3.000 mƒU e fica em frente à Escola Municipal Cleuza Jordão, ao lado da entrada da Banqueta.
– Nosso planejamento é iniciar a obra de imediato para que em janeiro do próximo ano já estejamos com as vagas abertas para o CVT de Angra dos Reis – afirmou o secretário. – Estamos tratando da parte burocrática, como o projeto de arquitetura e o projeto pedagógico, no qual vamos definir quais os cursos serão oferecidos aqui – completou.
De acordo com Tutuca, a escolha dos cursos será feita juntamente com a Prefeitura de Angra e irá levar em conta a vocação do município e as exigências do mercado de trabalho local. A expectativa é atender de 1.500 a 2 mil alunos por ano.
– Angra tem uma vocação clara para a área de turismo e serviços, mas ainda precisamos debater com a prefeitura e também ver os cursos que já são oferecidos por aqui, para não oferecermos os mesmos cursos, mas sim coisas novas – explicou o secretário.
Os CVT’s são unidades de ensino que pertencem à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. A instalação do CVT em Angra irá demandar um investimento de cerca de R$ 5 milhões por parte do governo do estado, para a construção e aparelhagem da unidade. O secretário municipal de Obras destacou a atuação da Prefeitura de Angra e da prefeita Conceição Rabha.
– Nossa prefeita foi ao governo do estado e, através do secretário Gustavo Tutuca, conseguiu que o CVT fosse implantado em Angra. É uma parceria, em que nós da prefeitura estamos viabilizando a área e, o governo do estado, a construção – afirmou Deccache.
O secretário de estado visitou também o polo Cederj, em Jacuecanga, e o Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav), no Centro. Para o Cederj há um projeto de expansão. A obra será realizada no prédio anexo ainda neste semestre do ano, para que a partir do início de 2014 o polo Cederj de Angra dos Reis passe a oferecer o curso de Engenharia de Produção. Segundo o secretário, a obra e o material para o curso devem ficar em torno de R$ 1,5 milhão.
No Ceav, Tutuca e sua equipe avaliaram as instalações da unidade, principalmente a ala que estava ocupada pelos alunos da Escola Municipal Alexina Lowndes enquanto ela estava em obras. A intenção é usar algumas das salas para instalar o Centro de Estudos de Jovens e Adultos (Ceja), que já existem em Angra, mas precisa ser ampliado.
Junto com o secretário municipal de Obras e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia estavam representantes do Cederj, da Faetec e o subsecretário de Serviços Públicos, Antônio Cordeiro.