Concluída 2ª fase do Asfalto na Porta
Metade das ruas da Ribeira foi recuperada. Terceira fase acontece ainda neste ano

Terminou na última semana a segunda fase do programa Asfalto na Porta em Angra dos Reis. Dessa vez, foram recapeadas diversas ruas do Centro, da Japuíba e da Ribeira. O programa é de iniciativa e execução do governo do estado e contou com o acompanhamento da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos do município.
A segunda fase do Asfalto na Porta foi executada em cerca de um mês. No Centro, foram recapeadas e recuperadas a rua Castelo Branco, Antônio José da Silva Jordão, Júlio César de Noronha, Robson Ferreira Leite, dentre outras, além da Estrada do Bonfim.
As ruas Ilha da Samambaia, Ilha do Arroz, Ilha das Flechas e Rua dos Pescadores foram algumas das que passaram por reformas na Ribeira e Japuíba. De acordo com a Subsecretaria de Serviços Públicos, as únicas ruas que estavam na lista da segunda fase, mas não receberam o recapeamento, foram a Dr. Bastos e a Cônegos Bittencourt.
– A rua Dr. Bastos fica em frente à igreja da Lapa, onde funciona o Museu de Arte Sacra, e é tombada pelo patrimônio histórico, por isso não pôde ser recapeada. Já a Cônegos Bittencourt será em breve cortada para receber tubulação de água e esgoto. Não adiantaria recapeá-la para logo depois ter que abri-la – explicou o engenheiro civil Hilton Marcos Braga Júnior, da Subsecretaria de Serviços Públicos.
O engenheiro ressaltou que o material que não foi utilizado nas duas ruas pôde ser aproveitado em ruas do bairro da Ribeira que inicialmente não estavam contempladas nessa fase. Com isso, como um dos principais resultados da segunda fase do Asfalto na Porta, metade das ruas da Ribeira está recapeada.
De acordo com a subsecretaria, foram utilizados 1.843 metros cúbicos de asfalto, e 4.234 metros lineares de vias foram recapeadas. A terceira fase do programa já foi acertada pela prefeita Conceição Rabha junto ao governo do estado e está prevista para acontecer ainda neste ano. Serão contempladas ruas do Parque das Palmeiras, Parque Mambucaba, Japuíba, Belém, Centro, morros do Tatu, Peres, Carioca e Carmo. Há ainda previsão para uma quarta etapa, ainda dependendo de autorização estadual, que deverá ser executada em 2014.
O programa Asfalto na Porta é custeado pelo governo do estado. Sua primeira fase, em Angra, foi realizada no ano passado. Através do programa o governo do estado pretende beneficiar 91 municípios ao longo de quatro anos, a contar de 2012, investindo R$ 700 milhões na melhoria da infraestrutura urbana.