DC avalia 13 imóveis na Ilha Grande

Um deles, interditado em 2010, poderá ser desinterditado em breve

11 de março de 2013
A equipe de engenharia da Secretaria Especial de Defesa Civil de Angra dos Reis realizou vistorias em 13 imóveis na Ilha Grande. No trabalho, que durou dois dias, os engenheiros reavaliaram sete imóveis interditados em 2010 e inspecionaram outros seis a pedido da população. As vistorias aconteceram em Passa Terra, Bananal, Bananal Pequeno, Abraão, Praia Vermelha e Saco do Céu.

No trabalho os engenheiros avaliaram o tipo de construção e também a possibilidade de escorregamentos de terra no local. Dos sete imóveis reavaliados e que estavam interditados, apenas um pode ser desinterditado. A equipe sugeriu a adequação do sistema de drenagem para avaliar a residência novamente e ter a certeza de que o imóvel pode ser liberado.

Das seis construções que não haviam sido interditadas em 2010 e que foram vistoriadas na última semana, uma foi interditada pela Defesa Civil. Nas demais, os engenheiros entenderam que não havia risco de desabamento da estrutura ou de terra próximo a elas.

Esse trabalho de reavaliação acontece anualmente, principalmente em locais considerado de alto risco, como a Praia de Bananal. No caso do trecho da praia onde em 2010 morreram 21 pessoas no deslisamento de terra no réveillon, os engenheiros observam também se houve reocupação dos imóveis interditados, o que não foi identificado nessa última vistoria.