Essiomar visita o Belém

Posto de saúde local recebe novos equipamentos a partir desta semana

11 de fevereiro de 2012

O prefeito em exercício Essiomar Gomes esteve no bairro do Belém nessa sexta-feira, dia 11. Além de participar da cerimônia de reinauguração da Escola Municipal Princesa Isabel, que passou por reformas para revitalização, Essiomar também andou pela comunidade para ver de perto os problemas locais. Ele visitou o posto de saúde e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Belém. Ambas as unidades começam a receber melhorias a partir desta semana.


 Depois de passar pelas reformas, a escola Princesa Isabel teve sua capacidade ampliada, de 480 para 600 alunos. A unidade conta agora com 11 salas de aula (duas delas foram ampliadas), biblioteca, nove banheiros, cozinha, refeitório, sala de professores, sala de orientação educacional, secretaria, sala de direção, depósitos de merenda, depósito de material pedagógico e arquivo inativo. A obra de revitalização custou R$ 974,5 mil.


 Após a cerimônia de reinauguração, Essiomar, acompanhado de representantes da associação de moradores e da prefeitura, fez um longo percurso pelo bairro. O prefeito começou pelo posto de saúde, onde conversou com pacientes e profissionais. A partir da próxima semana a unidade irá receber novo mobiliário, como bancos, cadeiras, ventiladores e bebedouros, e novos equipamentos, como macas, aparelhos de pressão etc.


 O prefeito e sua equipe analisaram questões como a necessidade de reforço no número de profissionais e de readequação de algumas instalações para a realização de consultas, atividades laboratoriais e armazenamento de medicamentos e vacinas. Essiomar estava acompanhado do secretário de Saúde, Jeferson Portilho, que vai se reunir com a direção do posto nesta terça-feira, dia 14, na Secretaria de Saúde, para definir as melhorias que serão feitas e de que modo elas serão realizadas.


 – A reunião é para estabelecermos uma estrutura e discutir os detalhes do que pode ser feito. Temos avaliado várias unidades. Elas precisam de adequação e modernização e estamos buscando recursos para isso – afirmou o secretário.


 No Cras do Belém, Essiomar conversou com assistentes sociais e alunos de oficinas. A unidade vai passar por manutenção e receber nova pintura a partir da próxima semana. As caixas d’água vão passar por vistoria, devido aos problemas com o armazenamento e distribuição da água no imóvel. O Cras dos Belém possui uma equipe formada por 28 funcionários e 1.600 famílias cadastradas, que recebem atendimento psicossocial e jurídico. A unidade também oferece 14 oficinas, como artesanato, música e atividades para a terceira idade, além de efetuar cadastros em programas como o Bolsa Família e o Projovem.


 Ao longo do percurso, o prefeito conversou com moradores e comerciantes e passou por várias ruas. Essiomar acionou a Superintendência de Trasnportes e Trânsito do município para que tome providências com relação aos carros que estão estacionados irregularmente, na esquina entre a avenida São José e a rua São Pedro, devido às atividades de uma oficina mecânica. O setor também irá analisar a possibilidade da colocação de quebra-molas na avenida Bom Jesus, a pedido dos moradores e comerciantes. 


 O prefeito, que estava acompanhado do presidente do Saae, Carlos Alberto Marcatti, e de demais representantes da autarquia, que é a responsável pelos serviços de água e esgoto no município, vistoriou alguns locais que precisam de um trabalho de saneamento e drenagem. De acordo com Marcatti, a Prefeitura de Angra e o Saae possuem um projeto de cerca de R$ 100 milhões para o saneamento de toda a Japuíba e adjacências, o que inclui o Belém. O projeto, que está em fase de captação de recursos, prevê a construção de duas estações de tratamento, sendo uma na Japuíba, próximo a Escola Municipal Tereza Pinheiro, e outra na entrada do Belém, que irá receber e tratar o esgoto do bairro, juntamente com o da Praia da Ribeira e da Gamboa.


 – Vimos coisas importantes que precisam ser resolvidas e estamos trabalhando para isso. Algumas delas estamos atendendo de imediato. Essas caminhadas são importantes para acompanharmos de perto o que está acontecendo nas comunidades e ouvirmos as necessidades dos moradores – resumiu Essiomar, sobre sua visita ao Belém.