Audiência pública das agências bancárias
População de Angra reclama da falta de qualidade nos serviços prestados pelos bancos do município
10 de outubro de 2013
Nessa quarta-feira, 9, foi realizada na Câmara municipal de Angra dos Reis uma audiência pública para debater o funcionamento e os serviços prestados pelas agências bancárias do município. Estavam presentes representantes do Sindicato dos Bancários, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos bancos Itaú, Caixa e Brasil. O secretário de governo, Neirobis Nagae, representou a prefeitura de Angra.#br##br#A Audiência foi presidida pelo vereador Eduardo Godinho. Foram debatidos temas como recebimentos de taxas de serviços (água, luz, telefone, entre outras), tempo de permanência nas filas, assentos e sanitários para clientes.#br##br#Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, Rogério Salvador, a população vem reclamando da falta de qualidade nos serviços prestados pelas agências bancárias e que a maioria delas se recusa a receber títulos de prestação de serviços. Nesse caso, a população é obrigada a efetuar os pagamentos em casas lotéricas ou correspondentes bancários.#br##br#- É inaceitável que os contribuintes tenham que pagar suas contas de água, luz ou qualquer outro título de prestação de serviços em açougues, padarias ou lojas. Assim como os funcionários desses estabelecimentos, as pessoas estão totalmente vulneráveis aos assaltos. Há, hoje, uma grande necessidade de ampliação das agências no nosso município para que seja oferecido um atendimento mais digno à população - enfatiza Salvador.#br##br#Os representantes das agências se defenderam dizendo que cumprem com as leis que regem os serviços bancários, mas que estão sempre dispostos a mudanças que possam beneficiar a população. Eles alegam que os atendimentos são realizados dentro do tempo limite de 30 minutos, em dias normais, e de 45 minutos, em dias de maior movimento.#br##br#Quanto ao recebimento de títulos de serviços, eles dizem que as agências não negam recebimento, apenas oferecem a opção aos clientes para que possam realizar o pagamento de forma mais rápida. A maioria das agências presentes disse que já dispõe de assentos, sanitários e serviços de senha eletrônica.#br##br#- Conseguimos trazer a maioria dos bancos para essa audiência, da qual sairão os encaminhamentos. Teremos uma reunião com a OAB, sindicato e CDL, para que possamos sistematizar estas propostas que saíram daqui hoje. Vamos procurar a Secretaria de Fazenda, porque ela é o órgão fiscalizador, e solicitar que seja mais rígida com a questão do cumprimento da lei - afirma o vereador Eduardo Godinho.