Aula inaugural do Pronatec no Parque Mambucaba

Quatro cursos foram iniciados na segunda-feira

10 de setembro de 2013
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) acaba de chegar ao Parque Mambucaba. A implantação dos cursos no bairro foi uma reivindicação da própria comunidade, devidamente atendida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social, em parceria com o Senai.

A iniciativa vai facilitar o acesso dos moradores interessados em se capacitar para o mercado de trabalho. No total serão 80 vagas, sendo 20 para cada um das quatro opções: ajudante de obras, carpinteiro de obras, pedreiro de revestimento em argamassa e armador em ferragens.

A aula inaugural aconteceu na noite de segunda-feira, dia 9, às 18h, no Centro Educacional Dolores, que fica na rua das Flores. O evento contou com a presença do vice-prefeito, Leandro Silva, da secretária de Ação Social, Inês Tenório, da subsecretária de Educação, Patrícia Dal-Col, da subprefeita do 4º Distrito, Cristina Maria Mendes, de vereadores, e do chefe de Educação Profissional do Senai, Carlos Roberto Garcia.

O representante do Senai se mostrou satisfeito com a seleção do Parque Mambucaba para sediar estes cursos. Ele afirmou também que em breve o bairro vai receber uma unidade de ensino móvel (carreta), que oferecerá cursos de panificação.

- Nós do Senai estamos satisfeitos em poder oferecer este aprendizado, pois sabemos da carência de mão-de-obra qualificada no município e queremos formar homens e mulheres com o menor número de evasão possível - disse Carlos Roberto.

O vice-prefeito Leandro Silva afirmou que uma das prioridades do governo é a educação voltada na qualificação profissional do cidadão.

- Temos o compromisso de incentivar e promover a qualificação profissional dos nossos munícipes, para que estejam preparados para o exigente mercado de trabalho. É através da educação que conseguimos mudar o nosso bairro, nossa cidade, nosso estado e o nosso país - disse Leandro Silva.

As aulas no Parque Mambucaba serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h, e os estudantes não irão gastar com transportes, alimentação e materiais, que será custeado pelo Senai

O Pronatec é um programa do governo federal, que oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho e possibilitar a geração de renda e a melhora da qualidade de vida. Todos os cursos são destinados à pessoas com idade mínima de 18 anos e pelo menos o 5º ano do Ensino Fundamental.

Só neste ano, o Pronatec já disponibilizou em Angra mais de 400 vagas para os cursos de almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa, costureiro industrial do vestuário, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem, recreador, ajudante de obras, carpinteiro de obras, pintor de imóveis, confeccionador de lingerie e moda praia, mecânico de motores ciclo Otto e armador de ferragem.