Municípios da região discutem política rural
Conferência realizada em Itaguaí faz parte dos preparativos para a conferência nacional em novembro
Representantes de Angra dos Reis participaram na terça-feira, dia 6, da 2ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Baía da Ilha Grande. O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Itaguaí, como uma continuidade das conferências rurais municipais. Angra foi representada pelos delegados eleitos na Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada em junho. Dentre eles, o subsecretário municipal de Agricultura, Rafael Ribeiro.
Na Conferência Territorial foram discutidas propostas e políticas públicas para o fortalecimento do setor rural na região da Baía da Ilha Grande. Além de Angra, também participaram representantes de Mangaratiba, Paraty, Itaguaí e Seropédica.
As propostas vindas das conferências municipais foram debatidas e condensadas, conforme os eixos temáticos. Entraram em pauta temas como a questão fundiária e a titulação das terras; acesso à energia elétrica e internet para as comunidades rurais; falta de saneamento básico; falta de cursos e escolas nas áreas rurais; fortalecimento das associações, como conselhos e cooperativas; valorização da mão-de-obra rural, principalmente de mulheres e jovens; e valorização de profissionais de assistência técnica que auxiliam na produção rural.
Além de buscar soluções pontuais para os municípios e regiões, as propostas servem como apontamentos para as diretrizes da política nacional do setor. Os delegados são escolhidos entre membros da sociedade civil e do poder público. A Conferência Territorial em Itaguaí elegeu representantes para a Conferência Estadual. Desta sairão os representantes do estado do Rio de Janeiro na Conferência Nacional, marcada para novembro deste ano. O representante de Angra dos Reis, eleito em Itaguaí para ir à Conferência Estadual, foi o pescador Benedito da Costa.