Angrenses encenam a vida de Raul Pompéia

Mostra Teatro da Terra estréia novo espetáculo e retrata momentos importantes do ilustre angrense

09 de maio de 2013
A mostra Teatro da Terra, projeto inovador que movimenta o Centro Cultural Theophilo Massad, apresentou na noite desta quarta-feira, 8, mais uma estréia; o espetáculo "Pompéia. O Poeta Inquieto", de Mauro Nask, produzido pelo Grupo Cultural Cia. Da Lua. O espetáculo fica em cartaz até domingo, às 20h. De quarta a domingo, as sessões para escolas serão às 9h, 10h30, 14h, 15h30.

Em seu primeiro trabalho autoral no teatro como dramaturgo, Mauro Nask propõe um texto altamente seguro e histórico. O autor retrata na cena, a forma compacta da vida de Raul Pompéia, que nasceu em 1863, em Jacuecanga, e teve seus primeiros anos de estudo no Seminário da Santíssima Trindade no mesmo bairro.

O destaque da peça é o ator Bruno Marques, que representa Raul Pompéia. Com caracterização que remete ao ícone da literatura, o ator surpreende em cena. Outros destaques são para Mauro Nask que, além de assinar a dramaturgia, encena a vida do melhor amigo de Pompéia, e para o jovem elenco que acompanha a Cia. Da Lua. A direção é de Zequinha Miguel.

"Pompéia. O Poeta Inquieto" coloca ao espectador de forma sutil e impactante a verdadeira história de um grande homem, que nasceu em Angra, que tem nome em praça, escola e rua e que poucos angrenses conhecem. O espetáculo não conta uma história linear, mas apresenta um recorte histórico da trajetória humana do maior realista brasileiro.

Sobre Raul Pompéia

Grande abolicionista, Raul teve participação direta no movimento contra a escravatura, publicando críticas severas nos diversos jornais em que escrevia. Também participou de inúmeras rebeliões em senzalas para auxiliar na fuga dos escravos e na chegada aos quilombos.

Raul Pompéia foi diretor da Biblioteca Nacional e é patrono da Academia Brasileira de Letras, ocupando durante muitos anos a cadeira seis daquela instituição, além de ter participado do movimento que lutou pela proclamação da república brasileira.

Pompéia é considerado pelo ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, o escritor Português José Saramago, ao lado de Machado de Assis, o maior escritor da Língua Portuguesa. Suas obras mais conhecidas são "O Roubo da Joia da Coroa" e "O Ateneu", este último romance, é considerado o melhor exemplar do realismo literário brasileiro.


FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Mauro Nask

Elenco: Ângela Faria
Bruno Marques
Felipe Santana
Flaviana Ayres
Hudson Brandão
Judson Brandão
Lérisson Reis
Lohan Reis
Mauro Nask
Rafaela Maia