Cnen capacita servidores da Prefeitura

Foram três dias de curso, com aulas teóricas e simulado

07 de outubro de 2013
Aproximadamente 50 pessoas, entre agentes operacionais da Defesa Civil, agentes de Trânsito e vigilantes da Guarda Patrimonial, participaram nos dias 26 de setembro, 3 e 4 de outubro de um curso de capacitação de resposta a emergência nuclear, no auditório da Defesa Civil. O objetivo do curso é explicar o funcionamento da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).

O palestrante Alexandre Gromann, coordenador geral de Reatores e Ciclo Combustível da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), abordou temas como estrutura organizacional e a área nuclear, noções de energia nuclear, radioproteção e dosimetria, aplicações de energia, o acidente de Fukushima e o plano de emergência da CNAAA.

Ele mostrou imagens das instalações Angra 1 e Angra 2, falou sobre como funciona o setor das Zonas de pesquisas energéticas (ZPE#39;s) e o objetivo da geração dessas energias, aplicação, utilização, segurança, emergência nuclear, produtos industrializados que utilizam produtos químicos, entre outros e outros assuntos ligados à área. A palestra do dia 26 durou o dia inteiro.

A parte prática e etapa final do curso de capacitação foi fechada e contou com um simulado apresentando algumas formas de atuação para quando houver um acidente envolvendo um veículo que transporta uma fonte radioativa. Foi abordado o protocolo de atendimento a esse tipo de emergência. Carlos Magno Aires, coordenador de Capacitação e Logística da Defesa Civil, fez uma análise geral dos três dias de curso.

- O treinamento foi muito importante para os participantes, porque abordou um tema que é muito atual, só que não é acessível à população. Ele serviu pra atualizar o protocolo da Defesa Civil municipal e capacitar os órgãos competentes para darem uma reposta mais eficaz em caso de acidente ou exposição a produtos perigosos.

O próximo curso deverá acontecer nos dias 23, 24 e 25 de outubro.