Prefeitura de Angra promove III Seminário Municipal de Aleitamento Materno
Evento integra a programação do Agosto Dourado, e destacou os avanços e desafios da saúde angrense em relação ao aleitamento materno no município

O III Seminário Municipal de Aleitamento Materno foi realizado nesta quinta-feira, 7 de agosto, no Centro de Estudos Ambientais, como parte da programação do Agosto Dourado do município. O evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Saúde de Angra, do Governo do Estado, de empresas privadas e de universidades públicas. Ao longo do mês, a campanha seguirá com atividades e palestras em diversas unidades de saúde do município.
Durante o seminário, foram apresentados casos que retratam conquistas e desafios enfrentados no incentivo ao aleitamento materno em Angra. Os debates e apresentações visam fortalecer as políticas voltadas para a saúde das mães e dos bebês, além de ampliar o debate sobre a importância do tema na saúde pública.
— Esse é o terceiro Seminário de Aleitamento Materno de Angra dos Reis, realizado em um mês dedicado à promoção, proteção e incentivo ao aleitamento. É o momento de apresentarmos nossas conquistas e avanços na área, além de refletirmos sobre os novos desafios que temos pela frente para continuar crescendo e fortalecendo essa política de saúde pública – destacou Regina Céli, Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança.
Um dos temas abordados durante o evento foi a valorização das unidades de saúde que se destacam na promoção ao aleitamento. Atualmente, a Clínica da Família do Centro e a Estratégia Saúde da Família (ESF) de Jacuecanga possuem a certificação IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação), concedida pela Secretaria Estadual de Saúde.
Essa certificação reconhece os esforços das equipes em cumprir os “Dez Passos para o Sucesso da Amamentação”, conforme estabelecido na Resolução nº 2673/2005. Ciente da importância do certificado, a Secretaria de Saúde de Angra dos Reis já iniciou o processo para que novas unidades também sejam certificadas. Atualmente, o município aguarda o agendamento do Governo do Estado para avaliação de mais dois postos: a ESF Marinas e a ESF da Aldeia Indígena Sapukai.
O objetivo da Secretaria é que, futuramente, todas as Estratégias de Saúde da Família de Angra recebam a certificação, consolidando a rede de apoio ao aleitamento materno em todo o território municipal.
— Angra dos Reis vem desenvolvendo um trabalho de excelência, que abrange desde a Atenção Primária até os hospitais do município. Esse resultado é fruto de uma atuação conjunta entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a Prefeitura, que têm somado esforços para fortalecer e expandir as iniciativas relacionadas ao aleitamento materno – afirmou Maria da Conceição, coordenadora de Aleitamento Materno do Governo do Estado.
Outro destaque do seminário foi a entrega de um certificado do Ministério da Saúde à equipe do Estaleiro Brasfels, reconhecido oficialmente pela implantação da Sala de Apoio à Amamentação no local. A empresa criou um espaço adequado para que as profissionais lactantes possam realizar a extração de leite durante o horário de trabalho.