Cultivo do bijupirá local é destaque em Brasília

A Prefeitura de Angra é a única no Estado do Rio de Janeiro que fomenta a criação do peixe

07 de maio de 2013
A Secretaria de Pesca e Aqüicultura da Prefeitura de Angra, representada pelo gerente de Maricultura, André Araújo, participou de uma reunião, no dia 29 de abril, em Brasília, a convite do Ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella. Nessa reunião, representantes do setor público, universidades e produtores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Bahia discutiram o status atual da produção do peixe bijupirá no Brasil. Participou também do encontro o presidente da Associação dos Maricultores da Baía da Ilha Grande (Ambig), Carlos Kazuo, e o técnico responsável por um dos pontos de cultivo em Angra, Marcelo Lacerda.

No encontro foi destacado que Angra dos Reis é o único município do Estado do Rio de Janeiro que fomenta o cultivo do bijupirá, sendo visitado por associações de outros estados e até outros países - como exemplo de boa experiência no cultivo. Com a parceria firmada entre a Prefeitura de Angra, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e Ambig, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a construção do laboratório para a produção de alevinos e estudos da espécie está sendo concluída na praia do Bananal, na Ilha Grande, e deverá entrar em operação a partir de outubro deste ano. Outro convênio destacado na reunião, entre a prefeitura e o Ministério da Pesca, foi a implantação de uma Unidade Demonstrativa para produção comercial do bijupirá, que deverá iniciar no próximo ano.

Na reunião foram discutidos os principais gargalos da atividade, como a produção de ração; pesquisas e estudos em doenças; desoneração de insumos e equipamentos e licenciamento do cultivo do peixe bujupirá.

As demandas apontadas pelo setor foram amplamente discutidas e avaliadas para que a produção do peixe em cativeiro se torne uma atividade produtiva, geradora de alimento, emprego e renda.