Tecnologias aprimoram atendimentos sociais em Angra

Secretaria de Desenvolvimento Social está investindo no processo de informatização dos equipamentos públicos

07 de abril de 2021
Os novos tempos exigem do poder público ações tecnológicas para ofertar serviços ainda com mais qualidade, humanização e acolhimento à população. É com este objetivo que a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/ Secretaria Executiva de Assistência Social está investindo na informatização dos seus equipamentos e de sua recepção.

Implementado pela coordenação de Vigilância Socioassistencial há um mês, o processo de informatização dos equipamentos está em teste no CRAS Centro. O sistema é quantitativo e consiste em um banco de dados, formulários e relatórios sistematizados que possibilitam a padronização e integração das informações.

O processo mapeia as demandas atendidas na rede de assistência social do município, assim como diagnostica e avalia a capacidade dos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. Ou seja, é possível verificar em tempo real em que bairros há maior demanda por um determinado tipo de auxílio, por exemplo.

Segundo a secretaria, o projeto piloto já tem dado resultados consistentes, possibilitando uma análise em tempo real das atividades executadas pelo equipamento, assim como aumentando a assertividade das diretrizes e ações realizadas. O objeto é que o sistema seja implantado nos demais equipamentos sociais.

Outra ação em andamento é a implementação de um sistema integrado de informação na recepção da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. Por meio dele, há um controle de acesso do fluxo de pessoas que procura atendimento e, consequentemente, uma verificação em tempo real do que não é absorvido pelos CRAS e demais equipamentos sociais.

- Posterior a este sistema, vamos promover um treinamento para nossa equipe e implementar também o prontuário eletrônico. Estas ações vão acontecer em todos os CRAS e demais equipamentos da nossa secretaria, sempre pensando num melhor atendimento à população – frisou o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.