Conceição avalia reunião de prefeitos em Brasília

Angra dos Reis tem projetos parados aguardando liberação de recursos

07 de fevereiro de 2013
Entre os dias 28 a 30 de janeiro, a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, participou, em Brasília, do encontro nacional de prefeitos e prefeitas promovido pelo Governo Federal para apresentar projetos e propor parcerias com os municípios. A prefeita viajou acompanhada por técnicos do setor de projetos da Prefeitura e avaliou a participação da cidade como positiva.

- Para nossa gestão foi muito proveitosa a viagem e os novos contatos que estamos estabelecendo com o Governo Federal. Aproveitamos para esclarecer algumas pendências do município com relação a projetos do PAC 2, que envolvem a construção de muros de contenção nos morros e estava com pendências burocráticas. Além disso, abrimos caminhos para enviar à União outros projetos nas áreas de saúde, educação, saneamento e habitação - revelou Conceição.

O coordenador do setor de projetos da prefeitura, Raul Vaz, acompanhou a prefeita numa série de encontros com ministros, representantes de Ministérios e parlamentares. Raul e sua equipe serão os coordenadores do envio, tramitação e execução dos projetos com recursos externos, inclusive dos convênios de contrapartidas da Eletronuclear.

- Em Brasília, além de termos assistido a algumas palestras e exposições, técnicos do Governo Federal foram ao encontro das prefeituras para explicar os programas em diversas áreas como saneamento, transporte, habitação, área social e muitas outras. A habilitação das cidades é feita pelos técnicos, então é com eles que a gente precisa ter uma boa troca de informações - explicou Raul.

Um dos temas tratados pelo grupo de Angra em Brasília foram investimentos em mobilidade urbana, que inclui a melhoria dos transportes coletivos rodoviário e marítimo. Raul informou que o Governo Federal também tem linhas de financiamento nessa área, que podem envolver até mesmo a implantação de transporte aquaviário entre pontos da cidade, especialmente entre praias da Ilha Grande.

A prefeita Conceição salientou que durante os dois dias em que permaneceu em Brasília conseguiu apresentar reivindicações importantes do município. Agora, a Prefeitura de Angra esperará a abertura do prazo para envio dos projetos, para concretizar as parcerias.

- Entre abril e maio, o Governo Federal abre o espaço para que as prefeituras apresentem suas propostas e projetos em várias áreas. Levaremos todos os projetos que são de interesse da cidade, inclusive alguns que estavam parados, para que sejam agilizados. Vamos aproveitar essa oportunidade já que a presidenta Dilma demonstrou grande interesse em ajudar os municípios a se desenvolverem - finalizou Conceição.