TurisAngra recepciona 3.500 turistas argentinos

Esquema receptivo especial montado no Cais de Santa Luzia foi um sucesso

06 de março de 2013
Nesta segunda-feira, 4, o Centro de Angra dos Reis recebeu cerca de 3.500 turistas argentinos do cruzeiro Costa Serena. Para recepcioná-los a TurisAngra promoveu um esquema especial no Cais de Santa Luzia, com o apoio da Polícia Militar, Fundação de Saúde, associações e empresas de turismo.

A pedido do presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, Kaká Gibrail, a empresa de ônibus Senhor do Bonfim disponibilizou uma linha especial para a Praia Grande, local bastante procurado por turistas que buscam o banho de mar na região central do município. Uma van foi utilizada para levar os cruzeiristas até o shopping e a Associação de Taxistas montou um esquema especial para atender o aumento na demanda.

- Somente a van disponibilizada para o shopping fez mais de 15 viagens, um sucesso. Uma outra medida que tomamos foi solicitar a Superintendência de Trânsito para que operadores ordenassem o estacionamento e o tráfego de veículos na Praia Grande - destacou o presidente da TurisAngra Kaká Gibrail.

Outra novidade celebrada pela TurisAngra foi a iniciativa de empresários da Praia Grande que, juntamente com uma produtora local, contrataram Dj#39;s e um grupo de pagode para receber os turistas.

- É importante que o empresariado tenha a visão de que são eles os que mais lucram com a chegada destes turistas. Os da Ilha Grande já perceberam isto, tanto que dividiram com o poder público o custo do Reveillon. Se em um primeiro momento o cruzeirista vem à Angra para ficar apenas um dia, se for bem recebido com certeza irá voltar e deixar muito mais recursos - lembrou Gibrail.

Flexibilização no Cais de Santa Luzia

Atendendo à Câmara dos Vereadores, a TurisAngra flexibilizou temporariamente as regras de utilização do Cais de Santa Luzia, em especial para permitir a ação de vendedores ambulantes, devidamente legalizados, mas que segundo regras contidas no Decreto Nº. 7781/2011, não poderiam operar dentro dos limites do local.

- Nossa operação de receptivo não obedece um esquema fechado e iremos continuar com o ordenamento, mas estamos abertos à sugestões que ajudem o nosso trabalho a ficar cada vez melhor. Também buscamos uma solução em relação ao trabalho da Associação de Barqueiros, que tinha dificuldades para trabalhar no Cais de Santa Luzia. Para tanto, autorizamos que a Coopertur instalasse um stand próximo ao píer, onde barqueiros e guias de turismo devidamente legalizados poderiam oferecer seus serviços - avaliou Kaká.

A situação dos promotores de vendas não cadastrados, conhecidos como "Papagaios", preocupa o presidente da Fundação, que já estuda forma de adequá-los à legislação.

- Já iniciamos uma conversa com estas pessoas e em iremos buscar uma forma de enquadrá-los. Entramos em contato com a Secretaria Estadual de Turismo para buscar uma forma adequada de fazer esta regularização. Uma alternativa será buscar qualificação para que eles estejam aptos a receber nossos turistas com a qualidade que nossos visitantes merecem - concluiu Kaká.