Prefeita faz balanço com secretariado

Conceição em reunião com secretários reafirma ordem para auditar contratos

06 de fevereiro de 2013
A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, teve nesta terça-feira, 5, o primeiro de uma série de encontros com os secretários municipais para avaliação dos primeiros dias de Governo e planejamento de novas ações. Os encontros estão sendo organizados pela secretaria de Governo e foram divididos em três áreas: Gestão de Pessoas, Gestão da Cidade e Atividades Meio. Cada secretário teve cerca de uma hora para fazer um relato da situação encontrada no início do Governo e descrever as mudanças implantadas. Antes, a prefeita fez recomendações a seus auxiliares e garantiu que não vai retroagir nas determinações já dadas para levantamento e correção de irregularidades na administração pública.

- A ordem é avançar com as mudanças. Não vamos voltar atrás nas auditorias e nos levantamentos das despesas do município com os grandes contratos. Todos os contratos herdados da antiga gestão serão novamente licitados ainda este ano, tendo como objetivo sempre a redução nos custos - disse ela.

A prefeita também informou que o Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) e, se necessário, uma auditoria externa, farão análises nos grandes contratos do município e na folha de pagamentos da Prefeitura. Disse ainda que está otimista com o futuro da administração.

- Estou muito animada e otimista. Neste primeiro mês todos já vimos que havia irregularidades por onde escoavam o dinheiro público. Com a organização da gestão e a revisão de vários procedimentos e contratos vamos economizar e investir melhor os recursos, em benefício da população - garantiu a prefeita.

Em seguida os secretários fizeram suas apresentações. Expuseram dados o secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos; o secretário de Ação Social, Leandro Silva; o secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Soares; o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira e, finalmente, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Zequinha Miguel, que destacou a economia de R$ 2 milhões com os eventos de aniversário da cidade e Carnaval.

Todos relataram problemas diversos nas secretarias, desde a falta de suprimentos básicos, até contratos essenciais com prazos exíguos para renovação, além da desorganização administrativa.

As reuniões continuam nesta quarta (6) e sexta-feira (8) quando farão as apresentações, respectivamente, as secretarias de Meio Ambiente, Obras, Pesca, Atividades Econômicas, TurisAngra, Educação e Saae e depois Planejamento, AngraPrev, Fazenda, Procuradoria-Geral e Controladoria.